A Meta começou a disponibilizar um conjunto de novidades que já tinha apresentado para os óculos inteligentes Ray-Ban. Estas novidades tinham sido anunciadas num evento da empresa em setembro e uma das que deu nas vistas acabou por ser demonstrada por Mark Zuckerberg no Instagram.

O patrão da Meta publicou um vídeo onde usava os óculos para encontrar o carro no estacionamento. A demonstração ilustrou como pode ser usada a nova funcionalidade de lembretes que o assistente inteligente dos óculos (a Meta AI) passa agora a ter disponível.

A ideia é facilitar a criação de notas relacionadas com momentos do dia a dia do utilizador e com objetos ou locais com os quais este interage. Pode ser sobre o sítio onde deixei o carro estacionado, como pode ser um lembrete para ir à livraria por onde estou a passar agora para comprar um livro que vi na montra, um exemplo também dado pela Meta. No vídeo pode ver mais alguns exemplos.

A atualização do software traz ainda melhorias ao nível do reconhecimento de linguagem natural, o que significa uma interação mais simples com o assistente de voz. Até agora era necessário dizer Hey Meta, olha e diz-me, para ativar a capacidade de o assistente dar informação sobre o que o utilizador está a ver em determinado momento.

Conforme já tinha sido prometido pela empresa, a referência “olha e diz-me” deixa agora de ser necessária. Basta o Olá Meta. Num exemplo partilhado no evento, por exemplo, a conversa começou com: Hey Meta, fala-me sobre o que estou a ver.

Veja aqui a geração mais recente dos Ray-Ban inteligentes 

As novidades estão por agora disponíveis para utilizadores nos Estados Unidos e Canadá
Passam também pela possibilidade de ler códigos QR, ou fazer uma chamada para um número que o utilizador tenha à sua frente e que a câmara dos óculos já consegue processar.

Também anunciada no evento tinha sido a possibilidade de usar os óculos para traduzir em tempo real. Essa atualização ainda não está disponível.

No Connect2024, a Meta levantou também o véu sobre aqueles que serão os seus primeiros óculos holográficos de realidade aumentada.