Enquanto a regulação não chega e a tecnologia é afinada, novos projetos com soluções para modernizar o transporte urbano, por via aérea, continuam a ser notícia, como o Air One desenvolvido por uma startup israelita, que acaba de cumprir o seu primeiro voo não tripulado.

O eVTOL, designação para veículo elétrico de decolagem e aterragem vertical, vai poder transportar 2 tripulantes, em viagens até 177 quilómetros, com duração máxima de uma hora e atingir velocidades de 250 quilómetros/hora.

O Air One consegue voar a uma altitude de 1,200 pés e suportar um peso máximo de 1.100 kg: 945 kg do peso da própria aeronave, mais 150 kg de carga, nesta fase de protótipo. A versão comercial da aeronave terá a mesma capacidade, mas como terá uma estrutura mais leve, 250 kg ficarão disponíveis para passageiros e bagagens.

Com este teste de voo cumprido com sucesso, a empresa espera conseguir também cumprir a meta de comercialização das primeiras aeronaves certificadas já no final de 2024, para servirem como alternativa de ligação em trajetos urbanos de curta distância.

Cada aeronave vai custar 150 mil dólares, preço que parece não assustar alguns entusiastas deste tipo de opção de transporte, uma vez que a empresa já recebeu 273 encomendas. A grande maioria dos clientes (240) estão nos Estados Unidos, segundo declarações do fundador da startup ao The Times of Israel.

No primeiro ano de comercialização, a AIR pretende fabricar e comercializar entre 150 e 200 eVTOL Air One. Num prazo de dois anos, a ambição é aumentar as vendas para 1.000 unidades e, partir daí, vender cerca de 5.000 unidades anualmente.

O próximo passo nos testes ao protótipo da aeronave é um voo tripulado, depois de terem já também sido realizados com sucesso testes ao sistemas de decolagem e aterragem. O processo de certificação avança em paralelo com os testes.