Estima-se que existam 40 milhões de pessoas com deficiências visuais por todo o mundo. A par das bengalas, os cães-guia são uma das soluções de mobilidade mais utilizadas. No entanto, nem todas as pessoas têm a possibilidade de ter um cão-guia que as acompanhe.

Foi a pensar neste público que a .lumen, recentemente premiada na edição de 2023 dos Altice International Innovation Awards, desenvolveu uma solução que funciona como um cão-guia virtual e que recorre a tecnologias utilizadas em áreas como condução autónoma para ajudar pessoas com deficiências visuais a percepcionar o mundo em seu redor.

Clique nas imagens para ver com mais detalhe 

Da mesma forma que um cão-guia direciona o dono, que ao sentir o puxar a trela na mão percebe que têm de seguir numa certa direção, ou que é necessário parar num determinado sítio, o headset desenvolvidos pela .lumen usam um sistema de feedback háptico para guiar o utilizador.

Neste caso, o sistema recorre a vibrações, que são sentidas nas testa, e que permitem guiar os utilizadores na direção certa, alertando também para obstáculos ou possíveis perigos pelo caminho. Além de feedback háptico, há também feedback auditivo que fornece informação.

Veja o vídeo

A startup de origem romena explica que o headset “compreende” o mundo em 3D, identificando onde há obstáculos, mas também que superfícies são as mais seguras para garantir que o utilizador chega ao seu destino.

A solução estará em exposição durante a CES 2024, em Las Vegas, com a .lumen a fazer parte do conjunto de 15 startups que estarão presentes no European Pavilion, organizado pelo Conselho Europeu de Inovação. Segundo a empresa, o headset está em preparação para a produção e espera-se que sejam lançados no mercado durante a segunda metade de 2024.

O SAPO TEK está a seguir tudo o que se passa na CES 2024, com os principais anúncios que marcam tendências para este ano e os próximos, mas também os gadgets mais curiosos que sempre surgem nestas feiras. Acompanhe tudo no dossier da CES 2024.