Um carril elétrico, com cerca de dois quilómetros, foi construído numa estrada que liga o terminal de carga Arlanda ao departamento de logística Rosersberg, nos arredores de Estocolmo. O projeto eRoadArlanda é um compromisso do governo e um consórcio composto por diversas empresas, incluindo o aeroporto de Estocolmo e outros nomes ligados aos transportes, com o objetivo de diminuir a dependência do petróleo. Objetivo previsto para 2030.
Os camiões compatíveis com o sistema são alimentados em andamento e em tempo real através de um braço almofadado móvel colocado na traseira do veículo, durante o contacto com o veio elétrico ao longo da estrada. O braço utiliza sensores que deteta automaticamente a posição do carril e posiciona-se para carregar o veículo quando necessário. Se o motorista tiver de fazer alguma manobra de ultrapassagem ou se houver algum acidente, o braço recolhe automaticamente.
A fase de testes irá prolongar-se pelos próximos dois anos, com um camião a circular no percurso eletrificado. Se for bem-sucedido, o governo sueco pretende expandir a rede elétrica para as principais vias nacionais, num total de 20.000 quilómetros. O governo estima um investimento de cerca de 7,6 mil milhões de euros, mas se o sistema evitar a necessidade dos combustíveis fósseis, num consumo anual avaliado em 3 mil milhões de euros, o projeto pode ser amortizado em poucos anos.
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