É mais ou menos desta forma que o Goddard Space Flight Center da NASA começa o vídeo sobre a explosão recente de uma estrela massiva, mas com um “comportamento” fora do normal.
É que, até agora, os astrónomos acreditavam que as estrelas têm de explodir na forma de uma supernova antes de “detonarem” em buracos negros, mas imagens recentes dos supertelescópios da NASA acabam de provar que pode não ser bem assim.
Combinando o poder do LBT (Large Binocular Telescope) e dos telescópios espaciais Hubble e Spitzer, os investigadores atestaram que uma estrela a 22 milhões de anos-luz e 25 vezes mais massiva que o nosso Sol, a N6946-BH1, prescindiu da fase de supernova e simplesmente “desapareceu” sem grande alarido num vazio.
Os astrónomos chamam ao fenómeno “supernovas falhadas”, algo que pode ajudar a explicar porque é que raramente se veem supernovas nas estrelas de maior dimensão.
A comunidade científica promete continuar atenta ao que se passa no Espaço, até porque por uma outra razão desconhecida a estrela pode ainda existir e simplesmente estar escondida. De uma fora ou de outra, a situação trará sempre novas suposições, haja ou não um comportamento fora do tradicionalmente previsto para a formação de buracos negros.
Em destaque
-
Multimédia
Xiaomi termina 2025 com marco histórico de mais de 400.000 carros entregues -
App do dia
OmniTools: Uma caixa de ferramentas digitais sempre à mão -
Site do dia
EmuOS: A máquina do tempo que transforma o seu browser no Windows antigo (do 3.1 ao ME) -
How to TEK
Copilot Vision funciona como um segundo par de "olhos" enquanto navega online. Saiba como usar no Edge
Comentários