Um dos requisitos essenciais para a missão ExoMars 2022 ser bem-sucedida é garantir que toda a espaçonave está perfeitamente equilibrada ao girar, no seu “mergulho” quando entrar na atmosfera de Marte.

Os elementos principais da missão ao planeta vermelho que junta a ESA e a Roscosmos - módulo de transporte, módulo de descida, plataforma de superfície Kazachok e rover Rosalind Franklin - vão rodar a cerca de 2,75 revoluções por minuto, para estabilizar a sua trajetória e por isso tiveram de ser submetidos a testes de equilíbrio dinâmico.

Este tipo de testes serve para verificar se não há desequilíbrios que possam levar a “hesitações” que depois exijam muito combustível para serem compensadas. Também é importante que a espaçonave esteja equilibrada de modo a que gire suavemente em torno de seu eixo de rotação, para manter a sua antena apontada para a Terra, para que a comunicação seja possível.

Uma vez que o módulo de descida é libertado perto de Marte - cerca de 30 minutos antes da entrada na atmosfera -, a taxa de rotação original é mantida até que os efeitos atmosféricos se comecem a sentir e que o primeiro paraquedas de dois abra. A rotação para quando o sistema de propulsão do módulo de descida entra em ação, próximo à superfície de Marte.

Com base nestes requisitos, foram realizados dois testes de equilíbrio dinâmico: um com a espaçonave completa e outro sem o módulo de transporte, para o módulo de descida com o rover e a plataforma de superfície dentro, explica a ESA. Em todos os testes foram utilizados os próprios módulos de voo. Para meados de março estão previstos mais testes funcionais à espaçonave.

Entretanto, no Rover Operations Control Center (ROCC) em Torino, Itália, o modelo de teste do Rosalind Franklin completou um marco emocionante, ao receber, pela primeira vez, ordens como se estivesse em Marte.

Um dos exercícios consistiu em testar o comando de recuperação de amostras de até dois metros abaixo do solo, com a fixação da broca e o transporte da amostra fictícia para a gaveta do laboratório de análise integrado.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.