Um jornalista do Marketplace.org conseguiu autorização para visitar uma das fábricas da Foxconn, na China, onde são montados os produtos da Apple - e de outras das grandes fabricantes mundiais de eletrónica.

Rob Schmitz, responsável pelo site em Shangai, é o segundo repórter da história a obter permissão para ficar a conhecer as instalações, afirma a publicação online, e aproveitou para registar o momento num vídeo, onde descreve aquilo que encontrou.

A "viagem" pela fábrica da Foxconn em Shenzhen inclui passagens pela linha de montagem do iPad, pelas instalações destinadas aos funcionários e exterior do complexo industrial, onde trabalham cerca de 240.000 pessoas, com idades entre os 18 e 25 anos. Cinquenta mil vivem no campus e partilham os dormitórios da fábrica.

De acordo com o artigo publicado no site, quando são admitidos os funcionários recebem 14 dólares por dia, podendo depois ser aumentados, e ainda assim o jornalista deparou-se com uma fila com quinhentos candidatos a empregos.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes