O ecossistema de videojogos da Nintendo ficou mais completo: chegam hoje a Portugal as figuras amiibo, bonecos físicos de várias personagens proprietárias da Nintendo que podem interagir com jogos da Wii U e da portátil 3DS – mas neste caso só em 2015 depois de ser lançado um periférico.



Para já são 12 as figuras que vão estar disponíveis para compra: Mario, Peach, Yoshi, Donkey Kong, Link, Fox, Samus, Instrutora do Wii Fit, Habitante, Pikachu, Kirby e Marth. Depois, mesmo nas vésperas do Natal, mais seis figuras vão chegar às lojas: Zelda, Luigi, Diddy Kong, Little Mac, Pit e Captain Falcon

Uma visita às lojas online da Worten e da Fnac mostra alguma diferença nos preços: enquanto a primeira cadeia de retalho vende as figuras a 12,99 euros, a segundo está a pedir 14,99 euros.



As figuras amiibo comunicam através de NFC com o comando GamePad da Wii U e têm memória própria – ainda que limitada. Dependendo dos jogos, as figuras têm funcionalidades diferentes: no caso do jogo de luta Super Smash Bros. Wii U, que estreia hoje em Portugal, faz o teleporte de personagens diretamente para a arena de jogo.



Já em jogos como Mario Kart 8 ou Hyrule Warriors garante acesso a conteúdos adicionais, como fatos de corrida ou armas de combate.





O conceito de usar personagens físicas para comunicar com os videojogos não é novo, com as franquias Skylanders e Disney Infinity a usarem este recurso há já algum tempo. Também os Angry Birds já apostaram neste modelo de negócio, através dos Telepods.



Apesar de o ano de 2014 estar a revelar-se bem mais positivo para a Nintendo, sobretudo ao nível do lançamento e venda de videojogos, algo que teve impacto nos últimos resultados financeiros da empresa que finalmente saiu do “vermelho”, os amiibo são vistos como uma nova área de negócio na qual a empresa amplia o valor comercial das suas personagens como Mario, Luigi, Link ou Donkey Kong.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico