O Astronomy Photographer of the Year, origanizado pelo Royal Observatory de Greenwich, é considerado como um dos mais prestigiados concursos de fotografia na área da astronomia. A competição entrou neste ano na sua 13ª edição e o Royal Observatory de Greenwich já deu a conhecer os candidatos aos prémios.

Neste ano, a competição recebeu mais de 4.500 fotografias, submetidas por fotógrafos de 75 países, que demonstram uma variedade de cenários impressionantes: de auroras boreais a nebulosas, passando ainda por composições fotográficas que demonstram a via láctea captada em todo o seu esplendor ou campo magnético do Sol após uma erupção.

Clique nas imagens para conhecer algumas das imagens dos candidatos do concurso

De acordo com o observatório, o vencedor do concurso será anunciado a 16 de setembro, numa cerimónia virtual de entrega de prémios. O grande vencedor receberá um prémio de 10 mil libras, o equivalente a quase 12 mil euros. Todas as fotografias a concurso podem ser vistas no website do Royal Observatory de Greenwich.

Fotógrafos mostram beleza da imensidão do Espaço “à distancia de um palmo”. Ou um pouco mais além
Fotógrafos mostram beleza da imensidão do Espaço “à distancia de um palmo”. Ou um pouco mais além
Ver artigo

Recorde-se que, na edição de 2020, o primeiro lugar foi para o francês Nicolas Lefaudeux, que arrecadou o prémio máximo de 10.000 libras com uma imagem intitulada “Andromeda Galaxy at Arm's Length?”.

Além do primeiro prémio geral, houve vencedores em mais nove categorias principais: Auroras; Galáxias; a Lua; o Sol; Pessoas e Espaço; Planetas, Cometas e Asteroides; todo o restante Sistema Solar; Paisagens do céu; Estrelas e Nebulosas; e Jovem Astrofotógrafo do Ano, para fotografias tiradas por aspirantes a astrónomos com menos de 16 anos.

As imagens captadas pelos vencedores retraram galáxias e nebulosas formadoras de estrelas, planetas, auroras e até rastos de satélites e poderá recordá-las na galeria que se segue.

Clique nas imagens para recordar as fotografias vencedoras em 2020