Chuvas torrenciais, inundações, cortes de energia e casas destruídas : estes são alguns dos estragos causados pela passagem do furacão Idália na Flórida. O furacão passou pelo Estado norte-americano esta quarta-feira, indo agora em direção à Geórgia e da Carolina do Sul e Norte, e imagens de satélite mostram o antes e depois.

As imagens, da Maxar Technologies, mostram os estragos causados pelo furacão na região de Big Bend, uma das zonas mais afetadas por inundações no Estado da Flórida, avança a NBC News.

Clique nas imagens para ver o antes e depois da passagem do furacão Idália na Flórida

Com ventos a ultrapassarem velocidades de 201 quilómetros por hora durante a manhã de 30 de agosto, o furacão foi declarado como um “fenómeno sem precedentes” pelo Serviço Meteorológico Nacional em Tallahassee, uma vez que não há registo de tal  na região de Big Bend.

O furacão iniciou o seu percurso no Golfo do México, perto de Cuba, no início da semana, avançando depois na direção dos Estados Unidos, onde acabou por se intensificar. Os satélites da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA) conseguiram captar o fenómeno à medida que se aproximava da Flórida.

As câmaras da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), também têm vindo a captar a evolução do fenómeno, em vídeos partilhados através da rede social X (anteriormente conhecida por Twitter). No vídeo que se segue é possível observar a passagem do furacão na Flórida no dia 30 de agosto.

Veja o vídeo

Apesar de estar a perder força, sendo considerado agora uma tempestade tropical, o fenómeno, informações avançadas pelo Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês) nos Estados Unidos indicam que se espera que avance pelos Estados da Geórgia e Carolina do Sul e do Norte antes de seguir rumo ao Oceano Atlântico, onde terminará o seu percurso.

Com o furacão a perder força, as autoridades na Flórida, onde foi declarado estado de emergência em 46 condados, estão agora a avaliar os danos. A Associated Press avança que meio milhão de clientes ficaram sem energia na Flórida e em outros Estados devido à passagem do furacão. Para já, ainda não foram relatadas vítimas mortais causadas pelo fenómeno.

Além do furacão Idália, ainda ontem, o furacão Franklin, que avançou para a categoria 2, passou pelas Bermudas, onde foi declarado um aviso de tempestade tropical dado à intensidade dos ventos, mas também às correntes marítimas perigosas geradas. No entanto, as mais recentes previsões do NHC, citadas pelo site Fox Weather, indicam que este fenómeno não afetará os Estados Unidos.