Este domingo, dia 21 de abril, comemorou-se a data de lançamento oficial do Game Boy no Japão. A pequena consola portátil, construída pelo genial inventor Gunpei Yokoi, o mentor de Shigeru Miyamoto (o pai de Super Mario) tornou-se num dos símbolos mas reconhecidos da Nintendo, e um dispositivo eternizado na cultura popular. Quando foi lançada em 1989, a consola com ecrã monocromático ditou as regras, mesmo sendo tecnologicamente inferior que as rivais Game Gear da Sega e a Lynx da Atari, pela autonomia da sua bateria e a durabilidade da sua construção.

Gunpei Yokoi foi o inventor do Game Boy e de muitos outros brinquedos e periféricos da Nintendo
Gunpei Yokoi foi o inventor do Game Boy e de muitos outros brinquedos e periféricos da Nintendo

Bastaram algumas semanas para ultrapassar as vendas da sua concorrência e atingir o milhão de unidades. A consola original e a sua sucessora Game Boy Color venderam mais de 118 milhões de unidades no mundo inteiro, mantendo-se nas lojas até o início do novo milénio, tendo sido depois substituída pelo Game Boy Advance em 2001.

O lançamento da consola foi acompanhado por um alinhamento de luxo de títulos, nos quais se incluíam Super Mario Land, Tennis, Baseball e Alleyway. Mas claro que foi Tetris o catalisador do sucesso, lançado em bundle com a portátil, tornando-se igualmente um dos jogos mais bem-sucedidos de sempre, nas diversas plataformas onde foi lançado. Ao longo dos anos foram vários os títulos que se tornaram icónicos para a pequena consola, mas a série Pokémon foi motivo por muitas das suas vendas.

Recorde o pequeno anúncio de lançamento do Game Boy e Tetris.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.