Um boneco com pouco mais de dois centímetros de altura pode demorar algures entre 20 minutos e mais de uma hora a ser impresso numa impressora 3D "tradicional" - dependendo da qualidade de impressão escolhida.

Mas a proposta da Gizmo3D promete reduzir de forma "dramática" o tempo de impressão de objetos. Por exemplo, o primeiro vídeo revelado pela empresa mostra três objetos impressos em apenas seis minutos:

O segredo está na técnica usada para a impressão. A empresa mantém a resina líquida, o que permite uma construção "fluída" e constante do objeto, bastando para isso que a mesa de suporte vá baixando. A impressão vai sendo feita através da aplicação direta de luz na resina que vai formando o objeto.

As partes impressas mantêm-se submersas na resina até que toda a impressão esteja completa.

A Gizmo3D não revela para já quais os grandes "segredos" por trás desta tecnologia a que chama impressão contínua, prometendo mais pormenores para setembro.

Nessa altura, como revela a publicação especializada 3DPrint, a empresa vai colocar a impressora no Kickstarter para que o projeto possa conhecer a luz do dia de forma mais rápida.

Os que ficarem já convencidos pela demonstração feita devem saber que o modelo mais básico da impressora vai obrigar a um investimento de 2.500 dólares, enquanto a versão mais cara vai custar mais de 6.000 dólares, o equivalente a 5.450 euros.

A proposta da Gizmo3D surge apenas alguns dias depois de uma outra empresa, a Carbon3D, ter sugerido um método de impressão semelhante.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico