A Area 120 é a incubadora de startups da Google e um dos seus mais recentes projetos é uma nova aplicação chamada Stack. A app serve para fazer scan a documentos, o que, por si só, não é nada de novo, mas é na tecnologia DocAI que reside a diferença. É que graças a este sistema de inteligência artificial, a app consegue categorizar documentos automaticamente. Na prática, pode tratar-se da solução para quem nunca consegue manter os seus ficheiros organizados.

Pode utilizar a Stack para fazer o scan de documentos ou importar documentos fotografados diretamente da sua galeria. Depois de analisado, o documento é automaticamente alocado à pilha (stack, em inglês) correspondente.

O software é também capaz de destacar os detalhes mais importantes do documento. Por exemplo, no caso de um recibo, a app consegue sublinhar o valor e a data. Dentro da Stack, pode ainda pesquisar por palavras que estejam contidas nos ficheiros, para encontrar mais facilmente o que procura e há ainda a possibilidade de aplicar uma proteção biométrica a cada documento.

A Stack já está disponível para Android, ainda que, nesta face inicial, apenas possa ser descarregada nos EUA, uma vez que a empresa está ainda a testar esta primeira versão. As avaliações, por esta altura, ainda são mistas e revelam a existência de alguns problemas de funcionamento que terão de ser limados.

Importa sublinhar que, tal como muitos outros projetos da Area 120, esta é uma aplicação que pode nunca vir a conhecer um lançamento massivo, uma vez que a divisão é responsável por tecnologias experimentais. Por vezes, estas ideias ganham tração e uma vida própria, por outras, podem revelar-se ideais para integrar em ferramentas maiores, mas é também possível que sejam terminadas.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.