Chama-se Threadit e é uma aplicação de vídeos que acaba de ser lançada pela Area 120, a incubadora de startups da Google. A app está disponível no formato de extensão para o Chrome e serve para gravar clipes do ecrã do computador para que depois os possa partilhar com colegas de trabalho. A ferramenta grava vídeos de até 70 minutos, mas a Google desenhou-a com vista a produzir vídeos bem mais curtos porque, como sublinha, estes são visualizados mais vezes e registam maiores taxas de envolvimento.

No vídeo que criou para apresentar a Threadit, a Area 120 sublinha que a ideia é agilizar a comunicação entre vários membros de uma equipa. Imagine que está a terminar o seu dia de trabalho e que fez vários progressos no projeto que tem em mãos. No entanto, antes de desligar o computador, terá de fazer um ponto de situação com os seus colegas. Com esta ferramenta, em vez de confiar a tarefa numa extensa mensagem de texto, pode criar clipes onde mostra os avanços e narrá-los com a sua própria voz.

Esta é apenas uma das aplicações da Threadit que, como o nome indica, viabiliza também a criação de threads com vários vídeos para que possam ser criados como tutoriais e assim facilitar a explicação de alguns processos à distância. Uma outra opção consiste em deixar a thread aberta para que outros colaboradores adicionem os seus vídeos. Ao todo, existem 17 templates de criação que o ajudarão a colocar este software em prática.

A app ainda é gratuita, mas a Google planeia criar programas de subscrição com funcionalidades profissionais para empresas de maior dimensão.

Numa altura o regime de teletrabalho para muitas empresas foi alargado até dezembro, é também possível que muitas estejam a aproveitar para testar novas formas de tornar as equipas mais coesas, pelo que soluções digitais como esta podem ser uma ajuda útil.