A Google acaba de anunciar seu serviço para armazenamento na nuvem e trabalho colaborativo. Como previsto, o Google Drive é compatível com computadores e plataformas móveis e oferece 5 GB de armazenamento gratuito.
A informação revelada esta tarde pela gigante das pesquisas vem ao encontro do avançado a semana passada por meios especializados internacionais, que citavam informação revelada por "um parceiro da Google".
Detalhes como o espaço disponível para cada utilizador guardar os seus ficheiros eram dos que mais curiosidade geravam, uma vez que a plataforma é vista como uma concorrente de serviços como o Dropbox ou o Skydrive, da Microsoft - que hoje atualizou o seu serviço na nuvem para permitir o acesso também a partir do Windows Phone e através de clientes para PC e Mac.
A solução da Google chega em versões compatíveis com computadores Mac e PC e fica disponível também para utilizadores de smartphones e tablets Android, através de uma aplicação dedicada. A empresa "está a trabalhar numa aplicação para dispositivos com sistema operativo iOS" e os utilizadores com deficiências visuais podem contar com acesso através de um leitor de ecrã, assegurou a empresa.
[caption][/caption]
Hoje ficamos a saber que o Google Drive chega com 5 GB gratuitos que podem ser expandidos para os 25 GB, mediante o pagamento de 2,49 dólares por mês (a empresa não forneceu ainda os preços em euros), para os 100 GB, por 4,99 dólares/mês, ou para 1 TB, caso estejam dispostos a pagar 49,99 dólares por mês. A atualização dá também direito ao aumento da capacidade do Gmail para os 25 GB, acrescenta gigante das pesquisas, num comunicado.
A companhia realça, no entanto, que os 5 GB serão "algo suficiente para guardar imagens em alta resolução da última viagem, documentos de trabalho e outros documentos importantes mais antigos e ainda continuar a ter espaço para novos e futuros documentos".
Entre as funcionalidades do serviço - que permite guardar "qualquer ficheiro" (vídeos, fotografias, documentos do Google Docs, PDFs, exemplifica-se) - destacam-se a possibilidade de criar e colaborar na elaboração de documentos, graças à integração com Google Docs, e a pesquisa por palavra-chave e os filtros por tipo de ficheiro, autor ou atividade.
O serviço é também capaz de reconhecer texto em documentos digitalizados através da tecnologia de reconhecimento ótico de caracteres (OCR) e conta com uma ferramenta para reconhecimento de imagens.
As potencialidades são apresentadas num vídeo assinado pela empresa, que reproduzimos abaixo.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Nota da Redação: Foi corrigido o link para o Google Drive.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Missão Gaia da ESA termina com chave de ouro e um mapa estelar deslumbrante -
App do dia
Está na hora de repensar como capta o mundo. A Zerocam dá uma ajuda -
Site do dia
Como podem as políticas europeias proteger a privacidade dos cidadãos? -
How to TEK
Como configurar as definições SOS de emergência no iPhone
Comentários