A Google poderá estar a pensar em novos formatos para os seus smartphones Nexus, a julgar por um registo de patente pedido em janeiro deste ano e agora publicado pelo US Patent and Trademark Office.

O projeto é assinado por Andy Rubin, responsável pela área de Mobile na Google, e antigo CEO da unidade Android, e aponta para a integração de um teclado QWERTY deslizante.

Nas descrições feitas, sugere-se que o teclado poderá ter várias combinações de teclas, nomeadamente as standard, mas também teclas numéricas, de função ou outras teclas especiais, detalha a publicação Patent Bolt.

Além disso, o teclado também poderá incluir outros indicadores e controlos, prevendo-se igualmente a existência de uma stylus ou outro dispositivo do género que possa ser usado para pressionar as teclas mais pequenas (e que depois terá um espaço de arrumação próprio integrado no dispositivo).

Está também prevista a inclusão de dispositivos de controlo, como o rato, uma trackball ou um trackpad, que serão usados para interagir com o graphical user interface (GUI).

Para quando o dispositivo for demasiado pequeno para alojar um teclado de maior dimensão, está pensada a existência de um mini-teclado para usar com os polegares (thumb-type).

[caption][/caption]

O pedido de registo dedica vários parágrafos à descrição do mecanismo de "abertura", que poderá fazer-se de mais do que uma forma.

[caption][/caption]
[caption][/caption]

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Patrícia Calé

Nota de Redação: Foi retirada a parte do texto em que se referia que a tecnologia patenteada poderia dar origem aos primeiros modelos de telefones da Google com teclado físico, já que em 2008 foi lançado um modelo que tinha tais características, o G1, tal como apontado por um dos nossos leitores.