Uma chamada. Uma notificação do WhatsApp. Uma outra notificação do anti-vírus do telemóvel. Uma mensagem. Um convite para jogar no Facebook. Um tweet. Um email do trabalho. Um email de um amigo. O smartphone simplesmente não pára de tocar.

Há quem goste, mas também pode haver quem não goste de tantas notificações. Existem aplicações que permitem silenciar as notificações de várias aplicações, mas dois designers propõe agora um conceito diferente. O termo é usado pelo TechCrunch, mas parece ser o mais acertado de todos: o Light Phone é o anti-smartphone.

Na prática o Light Phone é um telemóvel do tamanho de um cartão de crédito que apenas dá para fazer e receber chamadas. Leu bem. Numa altura em que as empresas esforçam-se para empacotar o máximo de tecnologia e serviços possíveis nos smarphones, o Light Phone nega tudo isto.

Nega a ligação à Internet, liga os sistemas de comunicação mais populares da atulidade e nega as aplicações. Reitera-se: só dá para fazer e receber chamadas. Há depois a funcionalidade de relógio e lanterna, mas estas não estão tão ligadas à área das telecomunicações e Internet.

No entanto parece que existem muitos utilizadores à procura da paz de espírito tecnológico já que o dispositivo angariou 100 mil dólares no Kickstarter, faltando ainda outros 100 mil para que o projeto se concretize. Faltam ainda 38 dias para o fim da campanha de financiamento.

O Light Phone custa 100 dólares, cerca de 90 euros, e tem na autonomia uma das suas grandes características: são 20 dias de duração sem parar.

O telemóvel acaba por ser interessante também para quem tem um smartphone, consideram os seus criadores, pois é ideal para os momentos em que procuram um maior retiro. Vai de férias? Leve o Light Phone? Vai para uma festa com milhares de pessoas e tem medo de perder o telemóvel? Leve o Light Phone.

No final o Light Phone apenas quer colocar o ser humano novamente à frente da tecnologia. E um estudo recente da Microsoft parece indicar que muita dedicação aos dispositivos móveis, por exemplo, faz com que as pessoas tenham um nível de atenção semelhante aos dos peixes de aquário.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.