A LEGO acaba de revelar ao mundo o seu mais recente projeto direcionado para os artistas mais novos da família. A Vidiyo é uma nova aplicação que dá a aos mais novos a possibilidade de criarem os seus próprios videoclips com recurso a realidade aumentada e de os partilharem com os seus amigos.

De acordo com a empresa, o projeto, que nasceu em parceira com o Universal Music Group, quer incentivar as crianças dos 7 aos 10 anos a explorarem a sua paixão pelo mundo da música através de uma experiência social imersiva e segura. Na aplicação, cuja utilização exige consentimento parental, os utilizadores são anónimos e todos os conteúdos e comentários publicados são previamente moderados.

Para dar mais “vida” às criações, a app é combinada com um conjunto de novas figuras e BeatBits, pequenas peças de LEGO que desbloqueiam efeitos digitais: de diferentes estilos de vídeo a efeitos especiais, como chuvas de confetis e visão raio-x. Há também espaço para uma variedade de efeitos áudio e de movimentos de dança específicos para as personagens.

Como funciona a Vidiyo? Depois de fazerem o download da aplicação, os utilizadores escolhem a sua música preferida da lista disponibilizada. De seguida, precisam de escolher o cenário onde vão gravar e fazer o scan das suas figuras e dos BeatBits. A partir daí, os mais novos podem começar a divertir-se com as suas criações em realidade aumentada.

Os vídeos de 60 segundos podem ser “cortados” em clips partilháveis de de 5, 10, 15 ou 20 segundos. Ao fazer o seu upload para a parte da rede social da Vidiyo, os moderadores da app fazem uma revisão do conteúdo. Por exemplo, clips que contenham informação pessoal identificável, como crianças a protagonizar o vídeo não será aprovada para aparecer no feed, embora possam ser gravados para mostrar à família em casa.

A Vidiyo tem uma data de chegada às lojas digitais da Apple e da Google marcada para o próximo dia 16 de fevereiro. Já as novas figuras e BeatBits vão começar a chegar ao mercado a partir de 1 de março.