Gravity, o filme de ficção científica realizado por Alfonso Cuáron, foi o grande vencedor da 86ª entrega dos Oscars, os conhecidos prémios que distinguem os melhores do cinema na opinião da academia norte-americana da sétima arte.

O drama que tem lugar no espaço sideral, onde uma astronauta luta pela vida num ambiente inóspito, recebeu sete estatuetas douradas, a maioria das quais relacionadas com pormenores técnicos.

Gravity foi distinguido por ter a melhor banda sonora, melhor edição de som, melhor edição de vídeo, melhor mistura de som e melhores efeitos visuais. Recebeu ainda outros dois Oscars, dos quais se destaca o de melhor realizado conquistado por Alfonso Cuáron.

A NASA decidiu inclusive "brincar" com Gravity, publicando várias fotogrias de reais aventuras no espaço, sob o hashtag #realgravity.

Quem também mereceu subir ao palco do Dolby Theater na Califórnia foi her, o filme protagonizado por Joaquin Phoenix e que o TeK já tinha destacado. O romance tem tudo de tecnológico, contando a história de Theodore Twombly, um homem que se apaixona por um sistema operativo que tem uma assistente pessoal, Samantha. her ganhou o Oscar de melhor argumento original.

Elen Degeneres[/caption]

Fica ainda a menção para o filme jOBS. Apesar de não constar de nenhuma lista de nomeações da academia norte-americana de cinema, a película que retrata o nascimento da Apple e é protagonizado por Ahston Kutcher estava indicada nos Razzie, os anti-Oscars, ou prémios para os piores filmes.