Com o lançamento de Astro Bot, o novo jogo de plataformas para a PlayStation 5, a Sony dá o início oficial das comemorações dos 30 anos da sua primeira consola. Uma festa que pode ser brindada com uma PlayStation 5 Pro, eventualmente a ser anunciada nos próximos dias.
Quanto ao jogo, Astro Bot tem vindo a colecionar prémios e recomendações de candidato de jogo do ano, mostrando que os títulos de plataformas divertidos continuam a apelar ao público em geral. Ironicamente, o jogo sai no mesmo dia em que a Sony decidiu encerrar Concord, um jogo multijogador por equipas, apenas lançado há alguns dias, considerado o maior flop de todos os tempos.
É preciso recuar a 2013 para sermos apresentados aos adoráveis Astro Bots, na experiência de realidade aumentada para a PlayStation 4 em Play Room. Os pequenos robots serviram para realizar demonstrações técnicas do hardware da marca. Fizeram uma passagem da realidade aumentada para um mini-jogo de realidade virtual para demonstrar o headset PS VR em PlayRoom VR em 2016.
Veja na galeria imagens de Astro Bot:
Esta amostra de duas horas foi o suficiente para convencer a PlayStation a criar um jogo completo em realidade virtual, dando a oportunidade à Team Asobi, o estúdio que nasceu das cinzas da Japan Studios, produzisse o excelente Astro Bot Rescue Mission. É considerado um dos melhores jogos de realidade virtual da PlayStation.
No lançamento da PlayStation 5, em novembro de 2020, a Sony fez uma surpresa aos já muitos fãs de Astro Bot, ao incluir uma versão digital de Astro’s Playroom. Este jogo de plataformas 3D tradicional demonstrou as potencialidades da PlayStation 5 e o seu comando DualSense. O jogo serviu também como uma viagem pela história da PlayStation, lembrando os periféricos e consolas que fizeram história durante estes 30 anos.
Relativamente ao novo Astro Bot, o estúdio decidiu agora fazer outra viagem pela história da PlayStation, mas focando-se nas personagens, séries e universos criados ao longo das gerações de consolas. Com o objetivo de salvar 300 Astro Bots espalhados por diversos planetas, o jogador vai encontrar referências a jogos tão conhecidos como God of War, Uncharted, Gran Turismo, LittleBigPlanet, Killzone, Horizon e muitos outros sucessos dos estúdios da Sony. E cabem ainda homenagens a muitos jogos third party que também fazem parte da sua história.
Veja o trailer do jogo:
O jogo de plataforma tem mecânicas simples, mas puzzles desafiantes. Utiliza o comando DualSense na maioria das mecânicas, onde se destacam os sensores hápticos, fazendo sentir as texturas dos locais onde se passa e os diferentes materiais com que interage. Sejam superfícies de vidro ou de metal é possível sentir nas mãos essas texturas, acompanhadas pelos sons emitidos pelo DualSense.
Em termos narrativos, os Astro Bots seguiam a bordo da nave em forma de PlayStation 5 quando esta foi atacada por um extraterrestre, tendo roubado cinco componentes vitais da nave. A consola aterra de emergência num planeta inóspito, que passa a ser o hub central de toda a aventura. O objetivo é salvar os 300 robots espalhados por todos os planetas. Todos os planetas são temáticos, com cenários de selva, neve, deserto, futuro, e outros temas. E ainda incluem bosses no final para derrotar.
Nos vários níveis o Astro Bot tem acesso a habilidades especiais em forma de mochilas que ditam as mecânicas desses cenários. É possível transformar-se numa esfera de aço, imune a fogo, pode ser cuspido por pequenos vulcões. A transformação em rato permite-lhe aceder a buracos e locais estreitos. A mochila da galinha permite um salto elevado como se fosse um jetpack. Há ainda a habilidade de abrandar o tempo por alguns instantes. Ou umas luvas em forma de sapo que se estendem para esmurrar objetos à distância. A mochila do elefante permite absorver líquidos e outras substâncias para criar plataformas.
Astro Bot está disponível nas consolas PlayStation 5.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Mais de 50 imagens incríveis da Terra e do Espaço que marcaram 2024 -
App do dia
Aplicação Ruler AR: uma ferramenta útil para medições de interiores -
Site do dia
Já foi a um PubhD? Conte com conversas das ciências às artes acompanhadas de "um copo" -
How to TEK
Saiba como partilhar a sua localização num iPhone
Comentários