Concord não foi bem-recebido pelos jogadores no seu anúncio e isso fez-se sentir com o lançamento irrelevante no Steam e PlayStation 5 no dia 23 de agosto. A crítica arrasou o jogo, não pela sua falta de qualidade, mas por não acrescentar valor a outras propostas no mercado que até são gratuitas. A colagem a jogos como Overwatch, o jogo da Blizzard free-to-play, mas com um pagamento de 40 euros, levaram a uma venda a rondar as 25 mil unidades (10 mil no Steam e 15 mil na PS5), dizem os analistas.
É referido que além de um marketing muito fraco, o preço do jogo e mecânicas que realmente se distinguem-se, foi ainda agravado pelo facto deste ser um hero-shooter baseado num novo universo, sem uma base de fãs inicial. Na sua estreia, o Steam registou 697 jogadores em simultâneo, com números a baixarem rapidamente nos dias seguintes, resultando em emparelhamento a demorar largos minutos até que se encontrassem jogadores para jogar. O jogo alcançou o máximo de 147º lugar nos jogos mais jogados na PS5, representando apenas 0,2% do total de utilizadores ativos na plataforma por dia.
Veja na galeria imagens de Concord:
Muitos apontaram que o jogo pudesse ser oferecido na subscrição PS Plus ou que viesse a tornar-se free-to-play, mas a Sony decidiu agir de imediato e cortar o mal pela raiz. Admitindo que o jogo foi um flop, os elevados custos de manter servidores “às moscas”, levou à decisão de encerrar os servidores de imediato, dando alguns dias aos jogadores que adquiriram o jogo de se despedirem e ainda tentar amealhar os troféus para a sua coleção.
A partir desta sexta-feira será impossível de participar em partidas online de Concord e visto que o jogo nem sequer tem uma componente a solo ou história, este fica basicamente obsoleto. Aos que compraram o jogo, em formato digital ou físico, a Sony está a devolver o dinheiro com um pedido de desculpa. E com o encerramento marcado para esta sexta-feira, todas as atenções estão voltadas para o sucesso de Astro Bot, um jogo de plataformas que pretende mitigar o fiasco de Concord.
Quem comprou o jogo físico, apesar de poder ativar o mecanismo de devolução (válido no digital também), está a aproveitar para tentar faturar. Existem vários exemplares a serem vendidos ao dobro do preço no eBay, mas existem valores a chegaram aos 500 dólares e a centenas de euros. Espera-se que por terem sido vendidas 25 mil unidades e considerando que grande parte foram versões digitais, as cópias se tornem rapidamente raras e apetecíveis aos colecionadores.
No lançamento do Concord, a Sony lançou um comando DualSense temático, que oficialmente custa cerca de 80 euros. Mas mais uma vez, no eBay já se encontra a mais de 200 euros.
Sobre o futuro de Concord não é claro. O estúdio Firewalker pretende continuar a trabalhar para perceber onde falhou e tentar dar a volta ao jogo, mas a Sony limitou-se a encerrar sem confirmar se tem planos para o futuro. De lembrar que o jogo esteve quase oito anos em produção.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Missão Ariel da ESA quer explorar 1.000 exoplanetas e Portugal ajuda com engenharia e ciência -
App do dia
Wayther: uma nova app de previsões meteorológicas detalhadas para otimizar viagens -
Site do dia
Tetr.io é uma versão competitiva de Tetris e os adversários não dão tréguas -
How to TEK
Farto de reagir no WhatsApp com emojis? Crie os seus próprios stickers
Comentários