O telescópio Hubble descobriu mais uma lua na órbita de Plutão. É a quinta, tem um diâmetro de 10 a 25 quilómetros, uma forma irregular e foi batizada como P5. Há para já nove imagens, recolhidas pelo telescópio que já tinha ajudado a identificar outras três luas de Plutão. A primeira lua do planeta anão, designada por Caronte e descoberta em 1978, foi a única não identificada com recurso ao Hubble.
Os cientistas admitem a possibilidade de vir a descobrir mais luas em Plutão, como confirmou o cientista Alan Stern, que revelou a descoberta e que é o responsável pela New Horizons, missão que está neste momento a enviar uma nave não tripulada para Plutão. A passagem da sonda pelo planeta anão, no âmbito desta New Horizons, está prevista para 2015.
Acredita-se que as luas possam ser o resultado de uma colisão entre Plutão e um grande asteroide, há milhares de anos. Além de Caronte, Nix, Hydra e P4 são as outras luas de Plutão, descoberto em 1930.
Até 2006 manteve o estatuto de planeta, mas a descoberta de outros objetos semelhantes à sua configuração no sistema solar levaram os cientistas a rever o conceito de planeta e a criar uma nova designação para objetos com aquelas características. Desde então é um planeta anão.
Veja uma das duas imagens disponibilizadas pela Nasa e o vídeo.
[caption]
[/caption]
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Cristina A. Ferreira
Em destaque
-
Multimédia
Ferrari revela interior do seu primeiro modelo elétrico. Design do Luce é criação de Jony Ive -
Site do dia
Atom Animation: a tabela periódica ganha vida em animações hipnotizantes -
App do dia
Salte de teia em teia e acompanhe as aventuras de uma pequena aranha com uma grande missão -
How to TEK
LinkedIn já começou a usar dados dos utilizadores para treinar IA. Veja como desativar
Comentários