O telescópio Hubble descobriu mais uma lua na órbita de Plutão. É a quinta, tem um diâmetro de 10 a 25 quilómetros, uma forma irregular e foi batizada como P5. Há para já nove imagens, recolhidas pelo telescópio que já tinha ajudado a identificar outras três luas de Plutão. A primeira lua do planeta anão, designada por Caronte e descoberta em 1978, foi a única não identificada com recurso ao Hubble.



Os cientistas admitem a possibilidade de vir a descobrir mais luas em Plutão, como confirmou o cientista Alan Stern, que revelou a descoberta e que é o responsável pela New Horizons, missão que está neste momento a enviar uma nave não tripulada para Plutão. A passagem da sonda pelo planeta anão, no âmbito desta New Horizons, está prevista para 2015.



Acredita-se que as luas possam ser o resultado de uma colisão entre Plutão e um grande asteroide, há milhares de anos. Além de Caronte, Nix, Hydra e P4 são as outras luas de Plutão, descoberto em 1930.



Até 2006 manteve o estatuto de planeta, mas a descoberta de outros objetos semelhantes à sua configuração no sistema solar levaram os cientistas a rever o conceito de planeta e a criar uma nova designação para objetos com aquelas características. Desde então é um planeta anão.



Veja uma das duas imagens disponibilizadas pela Nasa e o vídeo.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico




Cristina A. Ferreira