Mesmo num ano marcado pela pandemia, o espírito inventivo das empresas e as mentes criativas continua a oferecer ao mundo novos produtos tecnológicos, capazes de melhorar o dia-a-dia das pessoas. E é isso que a Time destaca anualmente, as 100 melhores invenções “que tornam o mundo melhor, mais inteligente e até um pouco mais divertido”, e este ano tem sabor português: a reputada publicação colocou a Hunter Board entre os melhores deste ano.

A Hunter, empresa liderada por Pedro Andrade, criou um skate elétrico que pretende oferecer uma experiência mais confortável para quem escolhe este meio de transporte nas suas deslocações do quotidiano. Embora já existam diversos modelos de skates elétricos no mercado, com velocidades razoáveis, estes falham no aspeto essencial: o conforto de quem está em cima da prancha, sobretudo quando o trajeto percorrido está longe de ser plano e sem buracos.

É aqui que entra a principal invenção da empresa: um sistema de suspensão independente, que ajuda a absorver as vibrações das deslocações, mesmo antes destas chegarem aos pés do utilizador. A Hunter Board tem um par de motores de 3.600 W que permitem ao veículo atingir os 55 km/h, o que é uma velocidade muito considerável em deslocações dentro da cidade.

E para que não tenha de “dar ao pé” quando fica sem energia, o skate tem uma bateria removível para que possa ser substituída durante as deslocações mais longas. É descrito que a bateria tem uma autonomia para 38 quilómetros e é capaz de subir por estradas com uma inclinação até 30%.

A Hunter Board utiliza travões regenerativos, que ajudam a transferir energia para bateria. O skate é também resistente à água, pelo que pode utilizar mesmo que caia algum chuvisco, graças ao modo Chuva, um dos seis modos de viagem, que ajuda a circular com o chão molhado.

A empresa vai começar a enviar as encomendas feitas antecipadamente em janeiro e tem um preço de cerca de 1.556 euros (1849 dólares). As unidades são limitadas, para já, sendo enviadas por ordem de encomenda.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.