Já eram conhecidas as ambições da Hyperloop para desenvolver sistemas de transporte ferroviário de alta velocidade com comboios de condução autónoma. Mas os planos da empresa estavam ainda envoltos numa nuvem de mistério.

Contudo, no dia 8 de novembro, a Hyperloop publicou um vídeo que ilustra aquilo que pretende fazer. E vai começar nos Emirados Árabes Unidos, com um percurso entre o Dubai e Abu Dhabi.

O vídeo mostra um sistema de transporte que corre sobre a infraestrutura já existente dos Emirados Árabes Unidos e que é composto por várias estações e por aquilo que parecem ser “cápsulas” onde o passageiro é transportado.

A Hyperloop, como o TeK já tinha noticiado, quer que uma viagem entre as cidades do Dubai e Abu Dhabi, a 160 quilómetros de distância uma da outra, possa ser feita em 12 minutos. Uma viagem de carro entre estes dois destinos demora cerca de 2 horas.

De acordo com a imprensa internacional, este novo sistema de transporte está mais direcionado para o público dos escalões socio-financeiros mais elevados, do que propriamente para o comum trabalhador.

Mas o vídeo apresenta apenas um conceito, e não um projeto real, pelo que o que nele se vê pode não corresponder exatamente àquela que será a realidade.