Com uma gama de produtos tão vasta é fácil para a LG “encher o olho” dos visitantes da IFA, a feira de electrónica de consumo que se estende até ao próximo dia 10 de Setembro. Parece haver no stand da marca coreana produtos para todos os gostos e idades, ou quase.

Os televisores são sempre uma das áreas de maior destaque e este ano a marca tem várias novidades na carteira, desde o primeiro televisor comercial 4K OLED, apresentado ainda antes da feira abrir portas, aos desenvolvimentos nas televisões com Web OS. A isto somam-se aparelhos de televisão de várias formas, dimensões e especificações, entre ecrãs planos e curvas, com tecnologia Smart TV, 4K e 3D, até um modelo cravejado de cristais Swarovsky.

Na gama de televisores os focos mediáticos centram-se no o televisor flexível OLED de 77 polegadas, ainda em formato conceptual, que permite ajustar o grau de curvatura que se pretende, dependendo de quantas pessoas estão em frente ao televisor ou do tipo de conteúdos que vai ser visualizado.

Apesar do enfoque no 4K a LG está também já a desenvolver o 8K, num televisor com uma resolução de 7680x4320 num ecrã de 98 polegadas. A resolução é 16 vezes superior à de uma TV Full HD e quatro vezes mais do que uma TV 4K convencional.

A marca teve também em destaque o sucessor do LG G Watch, que agora apresenta uma combinação entre o design dos relógios clássicos e as funções avançadas dos smartwatches. A LG quer conquistar definitivamente este mercado e o LG G Watch R é o primeiro smartwatch com um mostrador circular, onde um ecrã OLED simula o relógio comum mas mostra também mensagens e alertas em ligação ao smartphone.

Na linha de smartphones há também novidades, com novas versões do G3, o G3 Beat, G Vista e G3 Stylus, que ajudam a segmentar a oferta para diferentes utilizadores mas mantendo características próximas do modelo original.

O G3S aposta sobretudo na usabilidade e tem um ecrã de 5 polegadas, enquanto o G Vista aumenta a dimensão para as 5,7 polegadas e está focado no entretenimento. O G3 Stylus é, como o nome indica, um phablet para quem quer usar uma caneta para tirar notas ou desenhar.

Na oferta de electrodomésticos para a casa há também muitas novidades com a integração de informação de equipamentos inteligentes através da plataforma Smart Home que permite, por exemplo, enviar para a TV alertas de finalização do ciclo de lavagem na máquina de lavar roupa.

Entre os produtos que geraram mais curiosidade dos visitantes estiveram ainda a linha de aspiradores cordless, o LG CordZero, com um modelo robótico e soluções mais flexíveis potenciadas pela bateria.

Se quiser saber como é a IFA "por dentro", siga para a próxima página onde pode encontrar uma fotogaleria com imagens de alguns stands das marcas que por lá marcam presença. Veja também um resumo daquelas que têm sido as novidades de uma das maiores feiras de tecnologia do mundo.



Fátima Caçador


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

A IFA por dentro

- Smartphones conquistam mais espaço na feira de eletrónica de consumo
- Estes são os equipamentos que voltam a colocar a Motorola no mapa
- Vibe X2 - o primeiro octa-core da Lenovo não chegou sozinho

- Hero 2 e Hero 8 da Alcatel One Touch exploram pontos fortes na escrita e processamento

- Samsung quer pôr sala de estar "às curvas"
- Conheça a proposta da Panasonic para a casa do futuro
- Sete é o número mágico dos novos produtos da Huawei
- Philips reforça presença do Spotify no terreno do áudio e vídeo tradicional
- Todas as novidades da Toshiba
- Tablets, telemóveis e televisores seguiram na mala da Sony até Berlim
- Realidade virtual da Samsung passa por parceria com a Oculus
- Acer renova gama de tablets e smartphones
- Samsung mostra Galaxy Note 4, Note Edge e novo Gear S
- Lenovo apresenta tablet e computadores de jogos