IFA 2019 só abriu oficialmente às 10 horas da manhã de hoje em Berlim, 9 horas em Portugal, mas nos últimos dias a azáfama foi muita para terminar os stands dos 26 pavilhões (27 com um hub novo para mais conferências que abriu este ano). São seis dias de grande animação, entre 6 e 11 de setembro, que não se centram apenas na Messe de Berlim, onde decorre a exposição principal, mas que se estendem às conferências da IFA NEXT e à Station Berlim, onde estão agora concentrados os expositores profissionais e grande parte da eletrónica, componentes, OEMs e ODMs. A convenção IFA+ Summit, nos dias 8 e 9, onde dominam temas como o quantum computing e a IA, dataism e a construção de uma nova realidade, e a SHIFT Automotive, a 10 e 11 de setembro, completam uma oferta que se tem tornado imbatível e que marca a agenda do sector na rentrée do ano e preparação para o último trimestre de vendas.

Segundo a IFA, há este ano 1.939 expositores, entre fabricantes e marcas, que ocupam 163.900 metros quadrados de espaço útil de feira, concorrendo diretamente com outras grandes exposições na Europa, como o MWC de Barcelona, e a CES nos Estados Unidos, e que ganha mais relevância depois da “morte” da CeBIT que este ano já não se realiza. Como é habitual, sSão poucos os expositores portugueses, mas o SAPO TEK promete procurá-los a todos.

Tendências a marcar a IFA 2019

A inteligência artificial, interfaces de voz e conetividade 5G são as três grandes tendências que atravessam as várias áreas e as apostas dos expositores, mas as novidades materializam-se em mais telemóveis, mais computadores, televisores cada vez maiores e com destaque para o 8K, eletrodomésticos mais inteligentes e integrados, com design arrojado, e muitos gadgets que são desenhados para resolver todas as necessidades do dia a dia, mas também para inventar soluções para novas necessidades que não sabíamos que existiam.

Nos dias 4 e 5 de setembro as marcas preencheram a agenda dos media days com conferências sobre os seus novos produtos, garantindo uma afluência de jornalistas interessados em conhecer as novidades, mas os pavilhões e os stands estavam ainda longe de estar prontos para o público que só hoje pode entrar na feira.

O SAPO TEK já fez muitos quilómetros em Berlim, porque muitas as conferências, entrevistas e espaços de experimentação estão fora da feira, e já deu conta de algumas das principais novidades, mas há muito mais para conhecer, e por vezes são os stands mais pequenos que trazem as ideias mais revolucionárias, mesmo que nem todas consigam depois concretizar-se e chegar ao mercado.

Um dos pavilhões que vale a pena visitar é o do Japão, o primeiro Global Innovation Partner da IFA NEXT, onde startups e empresas japonesas vão mostrar produtos inovadores, com foco nos interfaces homem-máquina, e muita robótica.

Do lado dos expositores das grandes marcas, a Asus foi uma das primeiras marcas a apresentar as suas novidades, com uma nova linha de produtos para criadores, a ProArt, e uma nova versão do smartphone de gaming ROG Phone II que traz 12 GB de RAM e 1 TB de armazenamento e promete reinventar a experiência de jogo em smartphone. A TCL tem também novidades que tocam  o mercado português de forma especial, e a Samsung acabou por não dar o destaque esperado ao Galaxy Fold e aos smartphones na sua conferência.

Acompanhe a cobertura noticiosa da IFA 2019 e espreite a galeria das imagens que contam muito do que já vimos este ano, numa galeria que vai ser permanentemente atualizada com mais fotografias. Pelo meio há gadgets a substituir os animais de estimação, sensores que indicam se está na hora de ir à casa de banho e um detetor de quedas que pode ajudar os séniores a viverem de forma mais autónoma, mas segura.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.