A próxima edição da CEBIT, que iria realizar-se em junho de 2019, foi cancelada pela Deutsche Messe AG. A organização menciona que as atividades do programa previstos para o certame foram direcionados para o Hannover Messe, que decorre entre 1 a 5 de abril, e outros eventos especializados de cada área.

Durante 33 anos, a CEBIT tornou-se uma das principais monstras na área das tecnologias de informação e comunicação, mas a organização decidiu não voltar a realizar o evento. A decisão baseia-se sobretudo na perda consistente de expositores, já que a digitalização se tornou um tema dominante em praticamente todas as feiras setoriais, avança no comunicado. A organização refere ainda que, cada vez mais, os expositores preferem as feiras setoriais como plataforma para o estabelecimento de novos contactos de negócio.

Outro aspeto referido foi a constante sobreposição entre a Hannover Messe e a CEBIT, sendo agora analisado quais os temas que continuarão no contexto da Hannover Messe, e quais os que devem ser integrados em feiras setoriais, tais como a IAA, Interschutz, EMO e outras.

A CEBIT já havia tentado mudar a estratégia, tendo abandonado as datas tradicionais de março para realizar-se em junho, sob um posicionamento de festival da inovação e digitalização, combinando a oferta para empresas com eventos ligados à sociedade. Para tal, iria disponibilizar novos temas como a IA, Blockchain, Segurança, IoT, 5G, robótica, drones, Realidade aumentada e virtual, entre outros temas tecnológicos, que agora ficam no limbo.

A IFA, que se realiza em Berlim em setembro, é outro dos certames que tem vindo a adaptar-se às realidades atuais, albergando expositores dos diversos sectores da tecnologia, eletrónica de consumo e dispositivos domésticos. Notando a necessidade de se manter relevante, a organização tem vindo a apostar na inteligência artificial, nas novidades do sector automóvel e outras tecnologias imergentes como temas a abordar pelos expositores e visitantes.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.