Depois de em maio do ano passado ter tido duas fotografias suas destacadas pela Administração Nacional da Aeronáutica e do Espaço (NASA na sigla em inglês), o astrofotógrafo português Miguel Claro volta a ter uma fotografia sua na galeria 'foto do dia' da agência espacial, destaca o Diário de Notícias.

No site a NASA explica que o especialista português conseguiu captar um fenómeno raro. Mas antes da explicação, o melhor é mesmo ver a imagem.

[caption][/caption]

Crédito: Miguel Claro [www.miguelclaro.com]


O destaque na composição vai para os 'arco-íris' repetidos que mostram-se no céu estrelado. A NASA diz que este é um fenómeno provocado por uma perturbação atmosférica, possivelmente uma tempestade. O que vemos na imagem é o equivalente às ondulações na água quando atira uma pedra para uma lagoa, por exemplo.

Para explicar as cores a agência espacial diz que estas são resultado do efeito em diferentes partículas, desde o sódio até ao oxigénio. A NASA destaca ainda a plena visibilidade da Via Látea no centro da imagem e a galáxia de Andrómeda na parte superior esquerda da composição.

A fotografia de Miguel Claro foi captada na montanha do Pico, nos Açores. Na parte inferior da imagem é possível ver a ilha do Faial.

Confira ainda outras fotografias do espaço que têm a curadoria da NASA:

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.