Os entusiastas da observação do céu puderam observar a olho nu esta segunda-feira a maior “aproximação” de Júpiter e Saturno dos últimos 400 anos. Como já tem sido habitual, a tendência é não ficarem apenas pela observação, captando os momentos com fotografias que acabam por se destacar na Internet.
O alinhamento entre Júpiter e Saturno, que dá a ilusão de aproximação, acontece a cada 20 anos, mas apenas a cada 400 anos ficam a uma “distância” muito curta entre si. Esse fenómeno tem vindo a acontecer nestes últimos dias e ontem, a partir das 19h38, foi possível observar o pináculo dessa aproximação.
Antes disso, o SAPO TeK já tinha reunido algumas fotografias partilhadas pela comunidade da Space Weather que davam conta dessa aproximação. Agora surgem mais imagens do fenómeno acompanhado por internautas de todos os cantos do mundo, inclusive Portugal, tanto através de smartphones, câmaras fotográficas e telescópios.
Compilámos algumas das imagens da observação do fenómeno nesta galeria
A NASA ainda não partilhou fotografias "impressionantes" do fenómeno, mas revelou no Twitter mais imagens da "Estrela de Natal".
Também vídeos animadores dão conta da "aproximação" entre Júpiter e Saturno.
No dia 21 de dezembro Júpiter e Saturno "vão parecer tão próximos que um dedo mendinho à distância de um braço estendido será suficiente para tapar os dois planetas no céu”, salientou a NASA ainda antes do pico do fenómeno.
Em Portugal, e de acordo com o Observatório Astronómico de Lisboa, os dois planetas puderam ser observados em pleno no dia 21 de dezembro, às 19h38 minutos, numa altura máxima de 32º no caso de Saturno e 31º para Júpiter, com magnitudes de +0,6 e -2,0, respetivamente.
Apesar da ilusão ótica da sua aproximação entre si, os planetas estão, na verdade, a centenas de milhões de quilómetros de distância entre si. A NASA referiu ainda que apesar da grande aproximação ocorrer no mesmo dia do solstício de Inverno é apenas uma coincidência, baseada na órbita dos planetas e o alinhamento com a Terra.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Missão Ariel da ESA quer explorar 1.000 exoplanetas e Portugal ajuda com engenharia e ciência -
App do dia
Wayther: uma nova app de previsões meteorológicas detalhadas para otimizar viagens -
Site do dia
Tetr.io é uma versão competitiva de Tetris e os adversários não dão tréguas -
How to TEK
Farto de reagir no WhatsApp com emojis? Crie os seus próprios stickers
Comentários