Continuam os bombardeamentos entre Israel e Irão, onde já se registaram centenas de vítimas mortais nos dois países e a destruição de edifícios. Os ataques já resultaram em pelo menos 224 mortos no Irão desde sexta-feira, com mais de mil feridos, enquanto do lado israelita, pelo menos 18 mortos e 400 feridos, na mais recente nota da Lusa.
As fotografias e vídeos dos edifícios destruídos ou em chamas começam a ser partilhadas, com foco nas imagens de satélite onde é visível a extensão dos estragos. Os mísseis israelitas visaram Teerão, onde os sistemas de defesa aérea foram ativados. Israel disse ter atingido centros de comando na capital iraniana pertencentes à Força Qods, a unidade de elite dos Guardas da Revolução, responsável pelas operações externas. A força aérea israelita também atacou "dezenas" de locais de mísseis superfície-superfície e instalações militares no oeste do Irão.
Veja as imagens de satélite das áreas destruídas:
Nas imagens da Maxar, partilhadas pela BBC, pode-se ver os alvos cirúrgicos atingidos no Irão pelo exército israelita. Foram atingidos os centros nucleares iranianos em Natanz e Isfahan. No primeiro local, na análise feita aos estragos, pode-se ver uma subestação elétrica e um sistema de enriquecimento de combustível, local onde o Irão estava a produzir urânio U-235 enriquecido até 60%, que foram destruídos. É explicado que o Urânio-235 é um recurso essencial tanto para a estações de energia nucleares, como também armas nucleares.
Foi também confirmado no sábado que quatro edifícios críticos foram destruídos em Isfahan, incluindo um dedicado à conversão do Urânio e outro usado no fabrico de pastilhas de combustível. Apesar da destruição de edifícios nucleares, não foi registado um aumento de radiação nas proximidades das duas localizações bombardeadas.
No final de quatro dias de conflito entre os dois países, esta madrugada foi o Irão que bombardeou Israel com mísseis várias cidades israelitas, matando, pelo menos, cinco pessoas. Em Telavive, procuram-se sobreviventes entre os escombros pelos bombeiros. Os projeteis atingiram ainda as cidades de Petah Tikva e Bnei Brak, perto de Telavive, refere a AFP.
Em destaque
-
Multimédia
Xiaomi termina 2025 com marco histórico de mais de 400.000 carros entregues -
App do dia
OmniTools: Uma caixa de ferramentas digitais sempre à mão -
Site do dia
EmuOS: A máquina do tempo que transforma o seu browser no Windows antigo (do 3.1 ao ME) -
How to TEK
Copilot Vision funciona como um segundo par de "olhos" enquanto navega online. Saiba como usar no Edge
Comentários