Nos últimos dias o Monte Etna e o mais pequeno vulcão Stromboli entraram em erupção, expelindo lava e cinzas. As autoridades italianas elevaram os níveis de alerta nas áreas afetadas da ilha da Sicília, levando ainda ao encerramento temporário do aeroporto em Catania, causando atrasos nos voos.

Veja na galeria as imagens de satélite da erupção dos vulcões Etna e Stromboli:

O Etna continua a ser um dos vulcões mais ativos do mundo, tendo aumentado a intensidade nos últimos dias. O Stromboli, localizado na costa norte da Sicília, tem expelido lava no mar e mereceu o alerta vermelho das autoridades, pela possibilidade de a situação piorar. As equipas criaram o plano de evacuação da pequena ilha, que tem o mesmo nome do vulcão, em caso de emergência. Foi também duplicado o número de bombeiros na região.

Devido à cinza vulcânica, a pista do aeroporto de Sicília ficou inutilizada, afetando tanto as chegadas como as partidas dos voos previstos para a parte da manhã de sexta-feira, dia 5 de julho.

A nuvem de cinzas alcançou cerca de 4,5 quilómetros de altura, espalhando-se pelas ruas de Catania, referiu o Istituto Nazionale di Geofisica e Vulcanologia citado pelo Aljazeera. Autoridades e residentes juntaram esforços para limpar as estradas e os automóveis cobertos pelo manto negro das cinzas. O Mayor de Catania emitiu uma proibição de conduzir veículos de duas rodas por 48 horas e estabeleceu uma velocidade máxima de 30 km/h devido ao perigo da cinza nas estradas, aponta o Euronews.