Esta quarta-feira a ilha do Maui, no Havai, sofreu um incêndio devastador, que chegou mesmo a destruir a cidade de Lahaina, outrora a capital do reino do país. Segundo a CNN, pelo menos 53 pessoas terão morrido vítimas dos fogos na mais recente contagem, além de diversos feridos, cujo número não foi adiantado.
As autoridades continuam a combater o fogo e a evacuar habitantes e turistas. A guarda-costeira salvou 14 pessoas que se lançaram no oceano para fugir às chamas e ao fumo. E pela contabilidade inicial dos estragos estruturais, pelo menos 271 edifícios terão ficado danificados em Lahaina, localizada a oeste na ilha de Maui.
Veja as imagens antes e depois do incêndio no Maui, no Havai
Como se pode ver pelas imagens de satélite disponibilizadas pela Maxar, relativas ao antes e depois dos incêndios, a ilha mudou praticamente de cor. As áreas verdes ficaram castanhas e as árvores praticamente desapareceram do mapa.
A imprensa local dá conta que a zona histórica de Banyan Court, local onde estava plantada a árvore mais antiga da ilha, com mais de 150 anos, foi praticamente reduzida a cinzas. Os fogos afetaram ainda a área de comércio e de habitação na zona sueste da cidade. Esta zona da ilha, que atraia milhões de turistas anualmente, foi praticamente destruída.
Estima-se que demore muitos anos para reconstruir Lahaina, dizem as autoridades locais. E até o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, já acionou os mecanismos para ajudar à recuperação da ilha. Dos cerca de 12 mil habitantes da vila, centenas de famílias ficaram desalojadas.
Portugal também está a ser novamente afetado por incêndios florestais. O incêndio em Odemira, que deflagrou no dia 5 de agosto, foi um dos pontos críticos e, esta semana, imagens captadas por satélites da rede europeia Copernicus mostram a extensão dos estragos vistos a partir do Espaço.
Veja na galeria os incêndios em Odemira
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários