Com motas elétricas a casas para o planeta Terra, e que até podem vir a ser uma realidade em Marte, o 3D tem-se revelado original no que toca às áreas de aplicação. Desta vez, uma empresa nos Estados Unidos diz ter lançado a primeira bicicleta elétrica monocomponente impressa em 3D.

A novidade é da americana Arevo, através da sua recente marca Superstrata. A Superstrata Terra pode ser personalizado para uma variedade de estilos de condução. Já a Superstrata Ion é uma bicicleta elétrica de classe 1 com um motor de 250 W, uma bateria de 252.000 Wh e uma estimativa de cerca de 97 kms de alcance. A estrutura é fabricada como uma única peça contínua em vez de soldada a partir de uma dúzia de peças, como a maioria dos quadros da bicicleta.

A impressão 3D pode ser dispendiosa, mas o CEO da Superstrata, Sonny Vu, explicou ao The Verge que pretendia uma estrutura de bicicleta mais forte e durável. Para além disso, faz ainda referência a um design mais personalizado, já que os clientes podem enviar as suas medições e a Superstrata imprime a bicicleta em 3D. E como é que a bicicleta é construída? "Não há cola, juntas, costuras ou algo desse género", explica o CEO da empresa.

Fabrico de uma bicicleta Superstrata Fabrico de uma bicicleta Superstrata

A superestrada, disponível no Indiegogo, e por isso ainda a tentar financiamento, vai começar nos 2.799 dólares para a versão Terra e 3.999 dólares para o Ion. A empresa está a lançar a sua pré-encomenda em julho e vai começar a entregar as bicicletas ainda este ano.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.