Os soldados ingleses podem, num futuro não muito distante, passar a contar com fardas de combate capazes de assegurar a transmissão de eletricidade e dados, através do próprio tecido em que são fabricadas.

A possibilidade decorre de uma investigação em curso no país para criar um tecido composto por fios condutores de eletricidade e dados, eliminando a necessidade de cabos e baterias em cenários de combate, relata a imprensa local.

A novidade, designada "e-textiles", vai começar a ser testada "em campo" já em maio, estando prevista a disponibilização global para 2014 ou 2015, avança a BBC, que entrevistou o diretor da Intelligente Textiles, a empresa por trás do desenvolvimento.

Asha Thompson explica que o sistema de fios condutores integrados no tecido fazem com que os dados e a corrente elétrica cheguem onde são precisos, dispondo o fato de uma única bateria única, central, que é recarregada e armazena a energia necessária à utilização do fato, dispensando os soldados do incómodo de carregar vários equipamentos.

A implementação da solução - cujo desenvolvimento contou com um apoio de 234.000 libras da Centre for Defence Enterprise (CDE) - deverá ajudar a eliminar problemas colocados pela utilização de cabos tradicionais, cujas falhas podem ser "catastróficas", afirmou Asha Thompson, citado pela TV inglesa.

Neste caso, a construção é feita de forma a que se o tecido for cortado, danificado ou rasgado, ainda existe forma de reaver os dados, acrescentou o responsável. O tecido destina-se a ser usado no colete, na camisola, capacete, mochila, luvas e nos suportes para as armas, explicou.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes