O Internet Explorer está cada vez mais próximo de chegar ao mercado em versão final. Depois da segunda beta do browser chega agora a Release Candidate 1 do software. A aplicação já está disponível para download e inclui alguns melhoramentos face às versões anteriores e à última beta.

Contudo, a RC1 não inclui novas funções, corrige sim alguns problemas de rendimento e de renderização de páginas que haviam sido detectadas na versão beta. Entre as mudanças que a Microsoft fez, destacam-se a melhoria no sistema de protecção graças a um elevado número de patches de estabilidade e compatibilidade que evitarão futuros ataques.

A empresa afirma, no seu blog, que o Internet Explorer 8 está preparado para competir com os seus rivais, já que é compatível com um maior número de aplicações, oferece uma experiência superior aos utilizadores, mais ampla e duas novas funcionalidades, o Web Slices e Activities, a partir da qual os utilizadores se podem manter a par de todas as actualizações nos sites que visitam.

No que se refere às melhorias a nível de navegação destaca-se o Compatibility View, que permite aos utilizadores a visualização das páginas que ainda não são compatíveis com o IE8 como se estivessem a ser acedidas através do IE7.

Por outro lado, é ainda introduzido o Enhanced Tabbed Browsing, para agrupar diversos tabs ao invés de os deixar listados na barra superior do ecrã, e a barra de endereços inteligente, que oferece diversas sugestões de nomes de páginas consoante o utilizador digital o URL pretendido.

Outros melhoramentos passam pela disponibilização dos filtros Cross Site Scripting (XSS) e SmartScreen, que ajuda os utilizadores a protegerem-se contra a instalação de malware ou software malicioso que possam comprometer a segurança dos dados de cada um.

No que toca à privacidade, o browser introduz ainda o já muito falado InPrivate Browsing, uma tecnologia que impede o registo de histórico no computador do utilizador.

O IE8 inclui ainda um conjunto de atalhos, aos quais a Microsoft chamou de Accelerators. Esta funcionalidade foi concebida para tornar a navegação e partilha de conteúdos mais rápida através de um conjunto de tarefas que estão disponíveis à distância de um click com o botão direito do rato.

Apesar de ainda não ter sido anunciada a data oficial do lançamento do browser, está previsto que a versão final do software chegue ao mercado dentro em breve, até porque, no blog da companhia deixam a mensagem de que o IE8 "está completo de forma efectiva". A empresa explica ainda que a RC1 do programa não deve ser instalada em sistemas que sejam compatíveis com o Windows 7 beta.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.