
Um grupo de investigadores da universidade de Washington, nos EUA, conseguiu realizar a primeira comunicação cérebro-a-cérebro entre humanos. De um lado a ação foi pensada, do outro a ação foi executada. O sinal foi transmitido através da Internet.
Rajesh Rao é o nome do investigador principal que assumiu o papel de "emissor". Frente a um ecrã e ligado a um monitor de atividade elétrica no cérebro, Rajesh Rao pensou de forma a que a sua mão direita disparasse um tiro no jogo que tinha à sua frente.
Do outro lado estava Andrea Stocco, cientista e cobaia na mesma experiência. Ligado a uma máquina de estímulo cerebral, Andrea Stocco executou num teclado a ação que Rajesh Rao tinha pensado. E de forma quase instantânea, segundo os relatos da imprensa internacional.
A equipa de investigação esteve em contacto permanente, mas os dois intervenientes não tiveram contacto entre si. O recetor estava inclusive com auscultadores para não se aperceber de nenhum som que o pudesse estimular a mover os membros.
Pensa-se que esta seja a primeira vez que a comunicação cerebral entre humanos é realizada. Outras experiências de outras equipas de investigação já tinham conseguido uma comunicação cérebro-a-cérebro entre ratos e entre um humano e um rato.
Esta telepatia cibernética é semelhante a um tique nervoso, contou Andrea Stocco em comunicado de imprensa citado pelo CNet.
[caption][/caption]
Apesar do feito, a comunicação cerebral entre humanos realizada pelos investigadores foi trabalhada para reproduzir aqueles resultados, isto é, o computador já sabia quando reconhecer o "pensamento" certo de Rajesh Rao e estava ligado diretamente à parte do cérebro de Andre Stocco que controla a mão direita.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Milhares de cores em nova imagem impressionante da Galáxia do Escultor -
App do dia
Já experimentou a Edits? É a aposta do Instagram para editar vídeos ao estilo do CapCut -
Site do dia
Adivinhe onde está e aprenda um pouco mais sobre o mundo -
How to TEK
Verifique se o seu smartphone está infetado com malware analisando sintomas estranhos
Comentários