Um grupo de investigadores da Microsoft conseguiu transformar a câmara de um smartphone Android e uma Webcam em sensores que reconhecem movimento e profundidade. Além da relativa facilidade de aplicação da técnica, a mesma destaca-se por não exigir grandes investimentos.



O que os investigadores fizeram foi aplicar um módulo com quatro sensores infravermelhos na câmara do smartphone e substituir o vidro da lente por um filtro de infravermelhos. Depois com o software apropriado, é possível criar uma experiência semelhante à do Kinect, como mostra o seguinte vídeo:





Mesmo sendo low-cost, os sistemas não parecem ter um grande défice de precisão, como ficou comprovado pela jogabilidade do Fruit Ninja ou pelo reconhecimento do movimento do dedo no smartphone Android. Mesmo em condições de baixa luminosidade.



Mais do que criar novas categorias de produtos, a Microsoft está a tentar despertar o interesse da comunidade para o potencial dos sensores que reconhecem movimento. Maior interatividade, experiências de utilização únicas e controlo mais intuitivo de interfaces são algumas das vantagens que sistemas como o Kinect proporcionam.



Mas como o equipamento topo de gama da Microsoft tem um custo superior a 200 euros, os investigadores da empresa de Redmond mostram um caminho alternativo para que os querem desenvolver nesta área e que podem não ter meios para o fazer.



O uso de sensores de baixo custo seria também uma forma de suportar o desenvolvimento do mercado da impressão e modelismo em 3D: as câmara fazem o reconhecimento do objeto, renderizando o mesmo num ficheiro que podia ser impresso - tudo num curto espaço de tempo.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico