O Japão começou a testar, na semana passada, o comboio mais rápido do mundo. O Shinkansen ALFA-X é capaz de atingir 400 quilómetros por hora e deverá entrar em funcionamento por volta de 2030. Quando isso acontecer, o ALFA-X irá realizar o transporte regular de passageiros, alcançando velocidades próximas dos 360 quilómetros por hora.
O comboio de alta velocidade, construído pela Kawasaki Heavy Industries e pela Hitachi, é composto por dez carruagens e apresenta um nariz aerodinâmico de 22 metros.
De acordo com a CNN, o comboio de alta velocidade terá primeiro de se submeter a três anos de testes. Estas provas serão realizadas duas vezes por semana, após a meia noite, entre os 280 quilómetros que separam as cidades de Aomori e Sendai.
Antes ainda, o Japão planeia colocar em funcionamento um outro comboio de alta-velocidade, o Shinkansen N700S. Este modelo estará em circulação a partir de 2020, de modo a estar disponível para os Jogos Olímpicos de Tóquio, mas a sua velocidade máxima rondará os 300 quilómetros por hora - ou seja, virá a ser superado pelo ALFA-X em cerca de 60 quilómetros por hora.
Em destaque
-
Multimédia
Frigoríficos e máquinas de lavar e secar Mijia são os novos eletrodomésticos da Xiaomi em Portugal -
Site do dia
Qual é o seu nível de literacia financeira? 20 perguntas colocam conhecimentos à prova -
App do dia
TOEM leva-o numa aventura fotográfica a preto e branco entre puzzles e personagens curiosas -
How to TEK
Não quer que o LinkedIn use os seus dados para treinar modelos de IA? Saiba como desativar
Comentários