O jogo para plataformas Windows, Mac e Linux foi lançado no ano passado e Filipe Pina, um dos criadores, garante ao TeK que a adesão tem sido "fantástica". "É o primeiro videojogo que representa Portugal e os Portugueses", explica, adiantando que também o público estrangeiro gostou de ver e jogar.

A aventura tem como personagens o Inspetor Zé e o Robot Palhaço, num cenário "retro" que recorre
à técnica de "pixel art", onde a resolução nativa é de 256x192, a mesma usada pelos ZX Spectrum 48k e mais recentemente pela Nintendo DS.

A história do Crime no Hotel Lisboa também se passa nos anos 80 e parte de um crime estranho que ocorreu no Hotel Lisboa, onde um homem cometeu suicídio com 14 facadas nas costas ao mesmo tempo que tomava o seu último café tranquilamente.

Na semana passada a equipa disponibilizou um novo episódio gratuito, apresentado como uma espécie de demo, que recebeu o nome de Praxe do Gangue das Capas Negras. Aqui o Inspector Zé e o Robot Palhaço são envolvidos na demanda de um grupo académico em recuperar um caloiro perdido.

O episódio pode ser descarregado do site oficial, onde também é possível comprar o jogo para PCs Windows, Mac ou Linux.

Filipe Pina adiantou ao TeK que a Nerd Monkeys e prepara para lançar a versão mobile das aventuras das duas personagens bem portuguesas, mas há também outros projetos na calha, dos quais o TeK já deu conta.

Veja o vídeo com a introdução do jogo.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico