Prestes a ser lançada nos Estados Unidos, no próximo dia 12 novembro, e com lançamento na Europa a 19, a Sony está a revelar os detalhes finais da PlayStation 5. Uma das questões mais importantes para os jogadores é saber se podem comprar jogos em outras regiões do mundo e se estes serão compatíveis com a sua consola. E a resposta é sim, a consola será “region free”, ou seja, podem importar títulos nos Estados Unidos ou Japão e jogar nas consolas da Europa.

A decisão, controversa em algumas gerações anteriores pelo bloqueio de região, vai permitir aos jogadores aceder às lojas online americanas e japonesas e adquirir títulos que apenas são lançados para as mesmas.

Outra notícia interessante para os jogadores é que o sistema Remote Play foi atualizado e que será possível jogar jogos da PS5 através de stream na PlayStation 4, tal como o faz no PC ou smartphones. A funcionalidade destina-se sobretudo aos jogadores que mantiverem a PS4 funcional, noutra divisão da casa, e queiram alternar entre as mesmas.

No documento de perguntas e respostas mais frequentes, a Sony detalha ainda outros aspetos relativos à nova consola que eram pouco claros. Até aqui pouco se sabia se a plataforma de cloud gaming PlayStation Now era compatível com a PlayStation 5, embora isso fosse assumido desde início. A resposta é afirmativa, permitindo fazer o download de alguns jogos da PS4, mas jogar a maioria dos títulos da PS3 e PS2 em streaming na plataforma.

O serviço PlayStation Now vem assim contribuir para alargar o catálogo retrocompatível da PlayStation 5, somando cerca de 4.000 títulos disponíveis, sobretudo da PS4. A Sony refere ainda que vai continuar a oferecer pelo menos dois jogos de PlayStation 4 mensalmente no serviço PS Plus, mas o objetivo passa também pela oferta de títulos PS5 de forma regular.

De salientar que o primeiro título PS5 para o PS Plus já foi anunciado. Trata-se de Bugsnax, uma aventura tresloucada, produzida pelo mesmo estúdio de Octadad. Adiado para fevereiro do próximo ano, Destruction All Stars era para ser um título de lançamento, mas será oferecido durante fevereiro e março de 2021 na PS Plus.

Antecipando o lançamento em no mercado português, a PlayStation Portugal revelou o primeiro trailer da consola em português, destacando alguns dos títulos de lançamento. E conta com a voz do ator e realizador português Diogo Morgado.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.