Os Jogos Olímpicos de Tóquio chegaram ao fim com uma cerimónia de encerramento celebrada este domingo, mas não sem que os astronautas da Estação Espacial Internacional (ISS na siga original) antes aproveitassem para dar um ar de sua graça, numas quantas “modalidades extraterrestres”.

Aquela que foi a primeira edição dos Jogos Olímpicos Espaciais contou com um total de quatro modalidades protagonizadas (com mais ou menos técnica) pelos sete “astroatletas” da ISS, com provas em que a nacionalidade foi o menos importante.

Divididos em duas equipas, começatam os jogos: “natação espacial sincronizada” é a primeira modalidade e as equipas deram tudo. Seguiu-se a “acrobática sem chão”, com os melhores movimentos de cada um dos astroatletas, o “andebol sem mãos”, mas com muito folego à mistura, e, finalmente, o “tiro ao alvo flutuante”.

Os vídeos de cada uma das modalidades foram partilhados no Twitter pelo astronauta francês Thomas Pesquet, acompanhados de legendas ao nível dos melhores comentadores desportivos.

Já a par da cerimónia de encerramento oficial do Jogos Olímpicos Tóquio 2020, este domingo, a bordo da ISS também houve cerimónia de encerramento espacial, com direito a passagem de testemunho para Paris 2024.