No último Natal, uma família estipulou que todas as prendas trocadas entre si teriam de ser construídas por quem oferecia. Nesse sentido, o utilizador do Twitter Chris Patty decidiu construir uma jukebox para o seu pai, utilizando um sistema de cartões magnéticos para substituir os habituais CDs de música. Cada cartão tinha a imagem da música e banda, bastando deslizar o mesmo pela ranhura para a caixa debitar o respetivo tema.

O criador partilhou a prenda na sua conta do Twitter, deixando os utilizadores maravilhados com a caixa de música, com o pequeno vídeo de demonstração de 14 segundos a alcançar quase 900 mil visualizações. O entusiasmo geral convenceu o utilizador a referir que o sistema era mais fácil de construir do que se pensa, prometendo distribuir em open source o software que utilizou na construção e os respetivos tutoriais.

Na sua essência, a caixa de madeira contém um leitor de cartões na fenda e um Raspberry Pi no interior a controlar o sistema. A informação dos cartões foi gerada pela API do Spotify, ficando ao critério dos utilizadores as formas legais de utilizarem as músicas no sistema. O autor refere que os seus pais têm um sistema Google Home e contas no Spotify, mas desde que lhes foi oferecida a caixa, têm-na utilizado mais que os serviços de streaming.

No rescaldo do sucesso, o criador lembrou-se de registar a invenção como Jook, e lançou uma campanha de angariação de fundos em crowdsourcing, embora mantendo a promessa da partilha da versão “doméstica”.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.