Não é novidade que o Kinect, o sistema de jogo da Xbox que permite deixar de lado o comando, pode servir outros fins que não jogar. Vários projectos mostram que esse potencial já está a ser explorado, ainda que à margem da dona da tecnologia, a Microsoft. Agora há mais um. Desenvolvida pela Razorfish’s Emerging Experiences, a KinectShop mostra como o sistema pode ser usado para fazer compras online.

A ideia é permitir ao utilizador, transportado para o ecrã, experimentar os artigos antes de comprar e perceber se condizem com o resto das peças usadas, na altura em que esta espécie de provador virtual é usado.

No vídeo que demonstra o conceito é possível escolher produtos entre uma montra de opções e posicioná-los junto ao corpo, vendo a imagem como num espelho. É igualmente possível registar o momento da prova em fotografia e partilhá-lo, tal como registar a informação dos artigos seleccionados para a posterior compra.

Para já a Razorfish explica que o KinectShop é apenas um conceito. Não tem data para se transformar numa aplicação a sério, nem se sabe se algum dia dará esse passo. Certo é que já conseguiu alguma atenção e já não é a primeira aplicação do género.

Ainda em Maio a imprensa internacional dava conta da experiência realizada por uma cadeia de lojas na Rússia, a TopShop, que também está a tirar partido das tecnologias da consola para permitir aos clientes experimentar roupa, sem ter de despir e vestir.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.