Não é novidade que o Kinect, o sistema de jogo da Xbox que permite deixar de lado o comando, pode servir outros fins que não jogar. Vários projectos mostram que esse potencial já está a ser explorado, ainda que à margem da dona da tecnologia, a Microsoft. Agora há mais um. Desenvolvida pela Razorfish’s Emerging Experiences, a KinectShop mostra como o sistema pode ser usado para fazer compras online.
A ideia é permitir ao utilizador, transportado para o ecrã, experimentar os artigos antes de comprar e perceber se condizem com o resto das peças usadas, na altura em que esta espécie de provador virtual é usado.
No vídeo que demonstra o conceito é possível escolher produtos entre uma montra de opções e posicioná-los junto ao corpo, vendo a imagem como num espelho. É igualmente possível registar o momento da prova em fotografia e partilhá-lo, tal como registar a informação dos artigos seleccionados para a posterior compra.
Para já a Razorfish explica que o KinectShop é apenas um conceito. Não tem data para se transformar numa aplicação a sério, nem se sabe se algum dia dará esse passo. Certo é que já conseguiu alguma atenção e já não é a primeira aplicação do género.
Ainda em Maio a imprensa internacional dava conta da experiência realizada por uma cadeia de lojas na Rússia, a TopShop, que também está a tirar partido das tecnologias da consola para permitir aos clientes experimentar roupa, sem ter de despir e vestir.
Em destaque
-
Multimédia
Como seria o clássico de Agatha Christie “Death on the Nile” se tivesse lugar nos anos 1970? -
App do dia
Acecraft é um shooter de aviões que presta homenagem aos desenhos animados retro -
Site do dia
Hover Zoom+ é uma extensão do Chrome que ajuda a aumentar as imagens nos websites -
How to TEK
Modo Copilot para o Edge é a reinvenção do browser da Microsoft para a era da inteligência artificial. Como é que funciona?
Comentários