Kalush foi o vencedor do festival da Eurovisão 2022, levando a música da Ucrânia ao primeiro lugar do concurso, mas não ficou por aqui e surgiram várias iniciativas para multiplicar o impacto da vitória, entre as quais a criação de um NFT (um token não fungível) do troféu, com a possibilidade de ganhar a estatueta em cristal.

A iniciativa foi desenvolvida pelo Meta History: Museum of War que criou uma coleção para assinalar os principais momentos da guerra na Ucrânia, que já decorre há mais de 90 dias. Há vários artistas a criar NFTs que são leiloados e cujos fundos revertem para o esforço de guerra e apoio aos resistentes à invasão da Rússia,

No caso do troféu da Eurovisão a ideia foi desenvolvida com a fundação criada por Serhiy Prytula, político ucraniano, e conta com o apoio do ministro da digitalização e das telecomunicações.

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O troféu foi leiloado pela WhiteBit, uma bolsa de criptomoedas, e o encaixe foi de 900 mil euros, que revertem para o esforço de guerra, pelo que se explica no site.

A coleção de NFTs que documentam a guerra na Ucrânia continua também a crescer e já conta com mais de 250 imagens, embora só esteja ainda a referenciar o 20º dia de uma guerra que já soma mais de 90 dias de conflito desde que a Rússia invadiu a Ucrânia a 24 de fevereiro de 2022.

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Segundo informação partilhada, já foram angariados mais de 560 mil dólares nos dois meses de atividade do Museu da Guerra

Os NFTs estão associados a momentos relevantes da guerra, desde o primeiro dia da invasão e os NFTs listados cobrem já os vinte primeiros dias. Cada NFT tem indicação do dia e hora a que dizem respeito, e para além da lógica de linha de tempo, incluem uma descrição e referência ao autor.