A Lenovo anunciou um computador com o sistema operativo Chrome OS baseado na linha ThinkPad, uma das mais famosas da empresa. O modelo Chromebook X131e está pensado para o ensino, não só na vertente software como também hardware.

Atualmente a Google vê o Chrome OS como um projeto que pode ajudar as crianças a desenvolverem as competências Web durante o período escolar, enquanto podem usar o sistema operativo para outras tarefas relacionadas com o estudo. O software assenta nas principais ferramentas de produtividade da Google como o Gmail, Google Docs e GDrive.

Além do sistema operativo, o computador foi desenhado para ser à prova de "ambiente escolar". O Chromebook X131e tem um aspeto robusto, uma cobertura reforçada e o aro do ecrã está revestido a borracha para ser mais resistente em quedas ou choques.

[caption]Lenovo Chromebook[/caption]

[caption]Lenovo Chromebook[/caption]

O computador vem equipado com um processador Intel (possivelmente i3), um ecrã de 11,6 polegadas com uma resolução de 1366x768, 16GB de armazenamento interno, câmara HD, portas USB e uma HDMI. A bateria tem uma duração estimada de 6,5 horas mas o valor depende muito do tipo de utilização que tem - tudo combinado num peso de 1,8 quilogramas.

[caption]Lenovo Chromebook[/caption]

[caption]Lenovo Chromebook[/caption]

A Lenovo é a terceira fabricante de computadores a juntar-se à Google na disponibilização de portáteis com Chrome OS. A Samsung e a Acer já têm modelos com o sistema operativo para computadores da empresa de Mountain View.

O ThinkPad X131e com Chrome OS, já que existe uma versão igual mas com Windows, vai ficar disponível a 26 de fevereiro por 459 dólares, e mais 30 dólares caso seja comprado com o pacote de suporte e consola de gestão.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.