A tecnologia 3D e o conceito de Smart TV são os elementos chave da nova gama de televisores Cinema Screen da LG, mas a marca coreana promete para o segundo semestre um novo patamar na qualidade de imagem, com o lançamento de um televisor com ecrã OLED de 55 polegadas.

A confirmação foi feita hoje por Sérgio Martins, gestor de produto da marca, na conferência onde a LG mostrou a nova linha de equipamentos para 2012 que está a chegar às lojas. Segundo este responsável, o preço ainda não está definido mas deverá rondar os sete mil euros, um valor justificado pela elevada qualidade de imagem que esta tecnologia permite face aos ecrãs LED.

Os novos televisores Cinema Screen que agora começam a chegar às lojas portuguesas foram apresentados em janeiro na CES e representam também uma aposta muito forte no design, um factor que é cada vez mais determinante na escolha de um televisor, como mostra um estudo que a LG partilhou com os jornalistas. A moldura de apenas um milímetro de espessura, quase invisível, o suporte e a qualidade do ecrã são por isso trunfos com que a LG está a jogar para ganhar mercado.

A capacidade de reprodução de imagens em três dimensões continua a ser uma aposta forte, e a opção pela tecnologia 3D passiva - que não obriga à utilização dos óculos activos e reduz o preço de entrada - permitiu à LG crescer 240% neste mercado entre 2010 e 2011 e ganhar também uma boa margem nos primeiros meses de 2012. A quota de mercado da empresa no 3D passou dos 4% em dezembro de 2010 para os 28,7% em dezembro de 2011, garantiu Sérgio Martins, com base em números da GfK.

[caption][/caption]
O investimento no 3D nota-se na melhoria dos sistemas de controle à disposição do utilizador, que agora pode usar o 3D deep control para ajustar a profundidade e distância dos objetos ou recorrer a um dos cinco modos pré-definidos, e no 3D World, um canal de conteúdos de vídeo em 3D anunciado já este ano e no qual a LG se compromete a colocar 20 novos conteúdos todos os meses. Curiosamente o mini-filme "Mateus", produzido com apoio da marca, tem sido um dos líderes de visualização neste "hub" de conteúdos.

A nova linha de televisores suporta ainda o Dual Play, que permite a dois jogadores jogarem com qualquer consola que permita dividir o ecrã e ver as imagens em três dimensões com uns óculos especiais que “filtram” as imagens e dão a sensação de jogo 3D.

A nova linha de televisores aposta também na inovação pela introdução de um processador dual core no modelo topo de gama (LM860V), cuja performance se sente sobretudo na navegação web, e na melhoria das funcionalidades de Smart TV, que tem mais conteúdos e wigets e uma navegação mais fácil.
[caption][/caption]

Na interação com o televisor ganham também espaço os controles de moimento, através de um comando que permite interpretar gestos para mudar de canal, aumentar ou diminuir o zoom. O Magic Remote funciona como um “rato” para a TV e tem até uma bola de scroll, mas a LG está também a trabalhar num comando semelhante ao Kinect da Microsoft, que irá usar duas câmaras para reconhecer os comandos de gestos de dois utilizadores. O Gestures MVCS deve chegar a Portugal ainda este ano e funcionar também para videoconferências com o Skype.

[caption][/caption]As funcionalidades de ligação do televisor a outros dispositivos, como telemóveis, tablets e PCs não foram esquecidas e para além do SmartShare, que já fazia parte da oferta dos modelos anteriores, a LG vai permitir o envio de conteúdos multimédia da TV para o ecrã do smartphone e tablet com o SmartShare plus, uma característica que só estará disponível dentro de alguns meses e que funciona em todos os dispositivos Android e iOS e não apenas nos equipamentos da marca.

Os novos modelos LM670, LM760 e LM860 estão disponíveis em dimensões a partir de 42 polegadas até 55 polegadas e os preços variam entre os 1.209 e os 3.629 euros.

Abaixo reproduzimos o vídeo da LG com a apresentação dos novos televisores Cinema Screen.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Fátima Caçador

Nota da Redacção: Foi feita uma correção do nome do mini-filme apoiado pela LG