
A SpaceX lançou esta quarta-feira para o espaço mais 52 satélites Starlink com sucesso, numa operação que culminou com a aterragem bem-sucedida do primeiro estágio do foguetão no mar. O rocket foi acolhido na plataforma do navio Of Course I Still Love You, estacionado no Pacifico, 8 minutos e 45 segundos depois da decolagem.
O Falcon 9 que realizou a missão, teve nesta a sua 14ª missão espacial, como revelou a SpaceX. Nas viagens anteriores ajudou, por duas vezes, a transportar astronautas para a Estação Espacial Internacional, a bordo da Crew-1 e da Crew-2, e ao serviço da NASA.
Esta quarta-feira a carga foram 52 satélites, que saíram da base espacial de Vandenberg na Califórnia às 06h02, hora de Lisboa, e foram colocados na órbita baixa da Terra nos 17,5 minutos seguintes ao lançamento.
Veja o vídeo
A SpaceX já lançou mais de 4.500 satélites, numa constelação que é a base do serviço de internet por satélite que a empresa fundada por Elon Musk comercializa, sob a marca Startlink. Uma constelação que nos próximos meses continuará a crescer em ritmo acelerado, uma vez que a companhia tem autorização para lançar até 12 mil satélites e já espera resposta a um pedido para lançar mais 30 mil.
Para já, dos 4.500 lançados, 4.100 satélites Starlink estarão ativos, de acordo com informação apurada pelo astrofísico Jonathan McDowell, citado pelo site Space.com, membro de uma comunidade que teme os efeitos para a ciência da exploração comercial do espaço, ao ritmo a que está a desenrolar-se. .
A SpaceX disponibilizou entretanto o vídeo da missão da última madrugada, que pode ver acima, a partir dos 3.40 minutos, altura em que arranca o direto.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Xiaomi "ataca" Porsche e automóveis de alta cilindrada com o elétrico SU7 Ultra abaixo dos 70 mil euros -
App do dia
Mister Antonio: Salte entre planetas e resolva desafios para agradar a um gato muito exigente -
Site do dia
Tem uma montanha de tarefas pela frente? Esta extensão ajuda a manter tudo organizado a partir do browser -
How to TEK
Aumente a privacidade e “tape os ouvidos” ao seu smartphone
Comentários