Há novidades no mundo dos mapas Ovi. A aplicação que oferece navegação automóvel e pedestre gratuita para smartphones Nokia foi melhorada em alguns aspectos e tem novas funcionalidades. No computador está agora disponível a três dimensões, numa versão beta.

[caption][/caption]
Entre as principais "adições móveis", destaque para o crescimento dos conteúdos locais e para a disponibilização de informação sobre a rede de transportes públicos de 85 cidades, de 42 países, Portugal incluído, por enquanto apenas com Lisboa.

Os mapas apresentam um novo design, incluindo novos ícones de Pontos de Interesse. Têm também locais que podem ser identificados com uma fotografia e que têm uma breve descrição.

Foi igualmente adicionada a funcionalidade pinch to zoom para dispositivos com a última versão Symbian, permitindo fazer zoom in/out nos mapas.
[caption][/caption]

A nova versão dos Mapas Ovi, que passam a poder ser actualizados via WLAN, também acrescenta melhorias no motor de pesquisa, como por exemplo sugestões e historial de pesquisa quando se digita uma palavra-chave.

Passa a ser possível a partilha de lugares e de moradas através de email e de SMS, mesmo com amigos e familiares que não utilizam dispositivos Nokia, assim como a partilha de localização no Facebook, Twitter ou em outras redes sociais.

Esta funcionalidade também permite saber quem já esteve no local onde se encontra e registá-lo no Histórico.

[caption][/caption]

E agora em 3D


Além da actualização, os Mapas Ovi ganharam recentemente uma versão 3D. Ainda em beta, a aplicação funciona directamente a partir do browser, depois de descarregado um plug in.

[caption][/caption]
Começando com uma visão "bird´s eye", os utilizadores podem diminuir ou aumentar a escala dos objectos e movimentar-se à volta deles, quer sejam edifícios ou árvores. Já a Road-level imagery completa a experiência, oferecendo uma visão panorâmica de 360 graus, de ruas e estradas.

Por enquanto o serviço está restrito a 20 áreas metropolitanas, com atalhos apresentados logo de início: São Francisco, Nova Iorque, Miami, Boston, Chicago, Los Angeles, Las Vegas, Toronto, Londres, Helsínquia, Estocolmo, Oslo, Copenhaga, Milão, Veneza, Florença, Barcelona, Madrid, Praga e Viena.

Só em cinco delas é possível fazer zoom até ao nível da rua: Copenhaga, Helsínquia, Londres, Oslo e São Francisco.

Na Internet já circulam alguns vídeos, feitos por diversas publicações, que mostram os Ovi Maps 3D a funcionar, e que a própria Nokia aponta a partir do blog Ovi.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.