É já hoje que o primeiro turista espacial português vai partir à “boleia” da Blue Origin. O empresário Mário Ferreira vai seguir a bordo da missão NS-22 da empresa espacial de Jeff Bezos, acompanhado por Coby Cotton, cofundador do canal DudePerfect no YouTube; a exploradora Vanessa O’Brian; o especialista em tecnologia Clint Kelly III; a engenheira Sara Sabry; e Steve Young, CEO da Young’s Communications.
A 22ª missão do programa New Shepard, que se afirma como o sexto voo suborbital tripulado da Blue Origin, vai levantar voo a partir do Launch Site One da empresa, no Texas, pelas 14h30 (hora de Lisboa). O lançamento pode ser acompanhado através de uma transmissão ao vivo no website da Blue Origin, também disponível no seu canal de YouTube.
Tal como sucedeu em voos anteriores, a missão NS-22 vai transportar os turistas espaciais acima da linha Kármán, que marca o início do Espaço de acordo com a convenção internacional, a uma altitude de 100 quilómetros.
A viagem durará perto de 10 minutos e nela os tripulantes terão a oportunidade de sentirem os efeitos da microgravidade antes de regressarem, com a cápsula que os transporta a aterrar com a ajuda de um para-quedas.
Antes de embarcar a tripulação passou por um processo de preparação intenso, como detalhou Mário Ferreira numa recente entrevista à Lusa. "O treino tem sido muito intenso” explicou o empresário. “Ontem [terça-feira] foram 13 horas seguidas, hoje umas 12”.
“O treino nesta fase é muito assente nas questões de segurança e repetição de movimentos", afirmou, acrescentando que os tripulantes já têm noção do tempo e "das forças adversas" que vão sentir no corpo durante a viagem.
Clique nas imagens para mais detalhes
Como é possível observar nas imagens partilhadas pela Blue Origin, os fatos espaciais vestidos contam o logótipo da missão que, além de ter os apelidos da tripulação, se destaca pela inclusão de símbolos que representam cada um dos membros.
De acordo com a empresa, as pirâmides no painel superior simbolizam a herança cultural egípcia de Sara Sabry. Ainda no mesmo painel, a carruagem é o símbolo associado a Clint Kelly III, numa alusão ao atravessar de novas fronteiras espaciais.
No centro do logótipo, a cápsula da missão NS-22 toma o formato de uma bola de basquetebol, representando Coby Cotton e as proezas da equipa do DudePerfect. O painel à direita conta com uma caravela, o símbolo escolhido para representar Mário Ferreira, numa referência aos Descobrimentos.
Os peixes que nadam por baixo da caravela simbolizam Steve Young e a sua paixão pela pesca. Vanessa O’Brian também está representada neste painel, com um símbolo da Fossa das Marianas, aludindo ao feito alcançado em 2020, onde alcançou o Challenger Deep, o ponto mais profundo da superfície terrestre.
Cada um dos membros da tripulação leva consigo cartões postais em nome da Club for the Future, a fundação da Blue Origin que tem como missão inspirar as gerações futuras a seguirem carreiras em STEM “para o benefício da Terra”.
Mas a tripulação da NS-22 não leva só postais. Mário Ferreira leva uma garrafa de vinho do Porto e o motivo não é por acaso. "Queremos ver que alterações poderá sofrer um vintage de 2003, vamos ver se com as forças G e ausência de gravidade, altera sabor, cor, e se existirão outras alterações químicas ou moleculares", detalhou o empresário à Lusa.
Resorts orbitais? Mário Ferreira acredita que existirão em breve
"Em breve acredito que existirão resorts orbitais, servirão para turismo e para experiências científicas", afirmou o empresário português à agência noticiosa.
"Este é para mim o primeiro voo daquilo que eu acredito será o futuro das viagens ao espaço. As empresas que tenho conhecido, incluindo esta, têm programas em curso muito interessantes e que não são ficção científica", realça Mário Ferreira.
À parte das questões associadas com a “Operação Ferry”, da qual foi constituído arguido recentemente, Mário Ferreira não tem dúvidas quanto a um possível investimento no setor aeroespacial, mantendo-se “atento a grandes possibilidades que o pioneirismo destes programas têm em muitas áreas": das “telecomunicações muito mais acessíveis” ao “turismo espacial, e obviamente apoio a experiências científicas e desenvolvimento de produtos e materiais".
Recorde-se que, com o “boom” do turismo espacial que se começou a registar desde o ano passado, várias figuras públicas e celebridades já se tornaram “astronautas” por um dia com a Blue Origin, incluindoo próprio Jeff Bezos, que foi das primeiras pessoas a “estrear” o serviço de viagens da sua empresa com o irmão Mark Bezos, Wally Funk e Oliver Daemen.
Recorde a primeira missão de turismo espacial da Blue Origin
Na segunda viagem destacou-se a participação do ator William Shatner, o eterno Capitão Kirk da saga Star Trek, e, no terceiro, foi a vez de foi a presença de Laura Shepard Churchley, a filha do astronauta norte-americano Alan Shepard.
A 21ª missão do programa New Shepard levou a bordo Victor Hespanha, o primeiro brasileiro a viajar com a Blue Origin, que foi sorteado para ocupar um dos seis lugares disponíveis a bordo da New Shepard de Jeff Bezos, com a compra de um NFT da Crypto Space Agency a garantir o bilhete.
Clique nas imagens para mais detalhes
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Entre o moderno e tradicional, as várias faces de Shenzen, o Silicon Valley da China -
App do dia
Identificação de plantas conta com a ajuda da PlantNet -
Site do dia
Sidenote é uma extensão para o Chrome que permite comentar ou falar ao vivo em qualquer página web -
How to TEK
Capte fotografias com maior qualidade com estas 8 dicas simples
Comentários