Quem nunca construiu uma pista de carros improvisada pelas divisões da casa enquanto criança? Lançar os carros em rampas feitas com cadernos e réguas, enquanto os lápis e canetas traçavam o circuito? A nova experiência da Nintendo é uma viagem a esses tempos da juventude, num cruzamento da famosa série Mario Kart, que se transpõe para a vida real em Mario Kart Live: Home Circuit, que chega às lojas no dia 16 de outubro, por cerca de 100 euros.

A ideia é usar uma réplica de Mario Kart em miniatura, como se fosse um carro telecomando. Mas invés de um controlo remoto, este será conduzido através da Nintendo Switch. Talvez fosse fácil demais para a Nintendo transformar a Switch num sistema de controlo remoto via rádio através de infravermelhos ou Bluetooth, mas essa experiência existe há décadas.

O que a Nintendo fez foi inserir uma câmara na própria viatura, para dar aos jogadores a perspetiva praticamente do cockpit do kart, mas esta também lê os triggers de realidade aumentada disponíveis no circuito improvisado na sala de estar. E com isso, apresenta esta nova experiência de diversão, mantendo intactos a maioria dos elementos que fizeram a série Mario Kart um grande sucesso.

Na caixa vai encontrar uma réplica de um kart, para já com duas variações, uma do Mario e outra do Luigi. O representante da Nintendo Europa que fez a demonstração que o SAPO TEK assistiu, não comentou sobre os planos futuros de introduzir no mercado novas personagens, mas não é difícil compreender os planos da Nintendo pelo seu histórico passado: se tiver sucesso, certamente iremos ter acesso a Peach, Wario, Bowser e companhia no futuro.

Além do kart, o conjunto tem quatro metas produzidas em cartão, que os jogadores devem espalhar pela sala, como bem entenderem. Tem ainda dois sinais de estrada e um cabo USB para carregar o veículo. Segundo nos esclareceu a Nintendo, para já, este kit é tudo o que é necessário para jogar o conteúdo a solo, mas suportando até quatro jogadores, cada um tem de ter o seu próprio kart e uma Switch para se juntar. Mesmo que compre as duas personagens, não é possível aumentar a pista para oito metas, por exemplo. De referir que o jogo em si será gratuito e disponível via Nintendo eShop.

Depois dos pórticos serem colocados no chão, numa área que a Nintendo recomenda ter entre 3x3,5 metros de espaço, terá de registar o veículo na consola, assim como as sinaléticas no chão através de QR Codes. A Nintendo explica que os carros e a consola comunicam através de Wi-fi. No jogo, a pista será depois editada pelos jogadores, que devem ligar as respetivas metas (pórticos). Inicialmente começam com apenas dois, para simplificar, mas depois serão adicionados os restantes à experiência.

tek Mario Kart Live: Home Circuit
Os karts são vendidos à parte e têm uma câmara no seu topo. créditos: Nintendo

Do virtual para a realidade, e vice-versa

Pela apresentação e explicação feita, infelizmente via digital, devido à situação pandémica, o que torna esta experiência diferenciadora é que não se trata apenas de uma projeção de elementos AR no ecrã da consola, enquanto o carro filma as cadeiras, o gato ou o sofá da casa. O jogo reage igualmente aos objetos físicos que possam estar no circuito. E é a própria Nintendo que convida os mais novos a colocar os seus obstáculos na pista para tornar a experiência ainda mais divertida. Se colocarem rolos de papel higiénico no caminho, na volta seguinte terá de o contornar no jogo, porque o carro vai bater no mesmo.

Imagine pistas desenhadas entre as cadeiras, com rampas colocadas no chão e outros elementos que elevam ainda mais a diversão. De forma a facilitar os despistes, os jogadores podem saltar uma meta, uma tolerância que pode acontecer caso uma delas acabe por cair, se houver muitos choques durante a corrida.

Os carros físicos reagem exatamente da mesma forma que no jogo, em sintonia, o que torna igualmente divertido, como bizarro, a quem está no sofá apenas a ver o comportamento do carro. Seja este a ser arrastado de lado porque no jogo foi ativado uma armadilha ou efeito do evento, ou este a parar e a arrancar consoante o ritmo da corrida na consola. O mesmo para a sua velocidade.

Tal como na série, os jogadores terão acesso aos carros de 50cc, 100cc e 150cc, que ditam a sua velocidade prática também no real. Todas as músicas e sons características do jogo estão bem presentes nesta nova experiencia.

Nesse sentido, os jogadores participam numa corrida na Switch e no ecrã vão ver os elementos reais da divisão onde estão a jogar; os elementos transpostos em realidade aumentada, tais como os traços da pista, as metas, os adversários, as armadilhas e os power ups, por exemplo; e também a perspetiva do próprio kart, simulando a perspetiva que a câmara colocada na traseira da personagem, um pouco acima do seu chapéu, mostraria.

Existem diferentes modos de jogo. O principal é o Grand Prix, mas também tem multijogador local para quatro jogadores, como referido. Pode ainda optar pelo Time Trials, que desafia a bater recordes de tempos.

As corridas continuam frenéticas e não faltam alguns truques dos jogos originais, tais como o arranque em turbo do início e também todos os sons característicos. Os power ups, tais como o arremesso de conchas de tartaruga, bombas, cogumelos de velocidade e outros podem ser utilizados.

As moedas fazem também parte da experiência e quantas mais recolher, mais a barra enche com uma recompensa para desbloquear: novos fatos para as personagens, diferentes modelos para os veículos, sons das buzinas, e outros elementos cosméticos e divertidos, tais como transformar um carro numa espécie de catrapilo.

As metas também podem ser caracterizadas através dos elementos de realidade aumentada, desde colocar armadilhas, power ups ou tubos que fazem circular moedas. Existe muito conteúdo visual para desbloquear através das moedas recolhidas.

Mario Kart Live: Home Circuit promete ser mais um candidato a prendinha no sapatinho, não só para os miúdos, mas também os graúdos, fãs das corridas de Mario Kart.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.